Homem

01/05/2015 10:22 - Atualizado em 07/12/2016 05:06

Andrologia: Conheça a especialidade médica que cuida do homem

O andrologista é o médico responsável por cuidar das funções reprodutoras e sexuais masculinas.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Você já ouviu falar em andrologia? Essa é a especialidade médica que cuida da saúde do homem, mais especificamente das funções reprodutoras e sexuais masculinas. Assim como um ginecologista trata as mulheres, um andrologista trata os homens.

Todos os homens deveriam consultar um andrologista periodicamente, pois em todas as fases da vida ocorrem mudanças corporais e é importante um acompanhamento especializado. Com isso, é possível evitar a ocorrência de algumas doenças que avançam devido a diagnósticos tardios.

Entenda o que é andrologia

A andrologia cuida da saúde reprodutora e sexual do homem. Um médico especialista dessa área realiza diagnósticos e prognósticos referentes a aspectos anatômicos, urológicos, biológicos e psíquicos do fator sexual masculino. Ele é especializado no sistema reprodutor masculino.

andrologia

Assim como as mulheres possuem a ginecologia como especialidade da saúde feminina, os homens podem contar com a andrologia para questões masculinas. Consultas e exames devem ser marcados periodicamente com um profissional qualificado da área, principalmente em momentos de mudanças anatômicas e funcionais.

A andrologia é bastante confundida com a urologia, mas existem várias diferenças entre essas especialidades. O urologista é especialista no sistema urinário, tanto de homens quanto de mulheres. Na falta de um andrologista, um urologista pode tratar das questões masculinas, sendo comum procurá-lo para a realização do exame de próstata, por exemplo.

Saiba quando procurar o andrologista

Apesar de ser muito importante para a saúde, a maioria dos homens não se consulta com um andrologista com regularidade. É indicado que em todas as fases da vida haja o acompanhamento do profissional, principalmente quando ocorrem mudanças físicas e hormonais, ou quaisquer alterações que sejam percebidas.

Quando o homem começa a ter uma vida sexual ativa, o acompanhamento do especialista se torna ainda mais importante. Desde a adolescência até a terceira idade, diversas mudanças acontecem nas funções sexuais masculinas, e algumas carecem de atenção especial.

Na adolescência, além das dúvidas que surgem, o jovem pode ser vítima de doenças comuns dessa fase. No inicio da vida sexual, por exemplo, é frequente ocorrer ejaculações precoces, que podem causar problemas psicológicos se não forem tratadas corretamente.

Após esse período, quando chegam à vida adulta e possuem uma vida sexual ativa, os homens ficam sujeitos às doenças sexualmente transmissíveis, a inflamações, a irritações e a coceiras nos genitais. Além disso, problemas de fertilidade, disfunção erétil e andropausa são comuns, com o passar dos anos.

Existem diversas doenças bem específicas e que são pouco conhecidas, que não manifestam muitos sintomas e são difíceis de serem percebidas. Nesses casos, a andrologia é a melhor forma de conseguir um diagnóstico mais preciso e um tratamento adequado.

Além dessas atribuições para manter a qualidade de vida dos homens, o andrologista também é o especialista indicado para a realização de vasectomias, bem como para a reversão desses procedimentos.

Você já procurou o seu andrologista este ano? Comente aqui! E não esqueça que você sempre encontra novidades de saúde no Vivo Mais Saudável.

TAGS
saúde masculina
próstata
DSTs
disfunção erétil

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ