Homem

04/09/2014 10:03 - Atualizado em 03/12/2016 12:40

Ainda raro, câncer de pênis cresce em número de casos

Câncer de pênis costuma afetar homens com mais de 50 anos.

POR

Redação

  • +A
  • -A

câncer de pênis é um problema que costuma atingir homens com mais de 50 anos. A doença é menos frequente do que outros tipos de câncer, como nos testículos e na próstata

Apesar de rara, a incidência do câncer de pênis está crescendo, conforme demonstram estudos. Uma pesquisa da instituição inglesa Orchid, divulgada em abril, constatou que os casos da doença cresceram 21% no Reino Unido em 30 anos.

cancer-de-penis

Principais sintomas do câncer de pênis

Os primeiro sinais que indicam que o homem pode estar com um grave problema no pênis não costumam ser chamativos. Pequenos nódulos indolores podem aparecer na glande do pênis. É exatamente em razão de a doença não causar dor alguma que o médico acaba sendo procurado tardiamente e não na sua fase inicial.

Feridas que não cicatrizam e até mesmo pequenos sangramentos podem surgir também na glande. No mesmo local, pode ocorrer a perda da pigmentação da pele, o que a deixa sem cor. A produção de esmegma no pênis, uma pasta esbranquiçada com textura de queijo que exala um cheiro ruim, também é um indício de que algo não está correto.

O diagnóstico do câncer de pênis

O diagnóstico da doença só pode ser feito pelo médico e através do recolhimento de alguma amostra do tecido. Com a biopsia feita, o profissional poderá confirmar a existência de um tumor e, nesse caso, verificar se ele é benigno ou maligno.

Vale ressaltar que assim que alguma mudança for diagnosticada no pênis, como inchaço, feridas ou mesmo o esmegma, o médico deverá ser consultado. Problemas envolvendo o câncer são sempre complicados de tratar quando diagnosticados tardiamente.Conh

Como prevenir

Há três ações simples no dia a dia que você pode adotar para dar a sua contribuição contra o surgimento do câncer de pênis.

- Higiene: Durante o banho é importante lavar (o pênis) com água e sabão todos os dias. Isso irá garantir que ele está limpo e dificilmente você terá alguma infecção.

- Fimose: Pessoas que possuem o prepúcio cobrindo a glande devem realizar a cirurgia da fimose. Além de ser desconfortável para urinar e ter relações sexuais, essa situação impede que a higiene do pênis seja feita da forma adequada.

- Camisinha: Durante as relações sexuais, é de extrema importância que se use o preservativo. É possível evitar dessa forma que se contraia alguma infecção ou doença sexualmente transmissível e até que se cause uma gravidez indesejada.

O tratamento

Existem diversas fases do tratamento do câncer de pênis e elas estão diretamente ligadas ao estágio no qual se encontra a doença.

Em casos iniciais, a retirada de um pequeno pedaço de pele já é o suficiente para poder resolver o problema. Porém, a remoção total do pênis é uma realidade para quem já está com a doença em um estágio bem avançado.

Mas os médicos sempre tratarão o caso visando remover o mínimo de pele do pênis. A intenção é não afetar nenhuma função urinária e sexual do órgão.

Sabendo agora dos principais fatores que podem contribuir para o surgimento do câncer de pênis, resta apenas melhorar a higiene e usar camisinha sempre que tiver relações sexuais.

TAGS
câncer de pênis
prevenção
saúde do homem

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ