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05/03/2016 07:00 - Atualizado em 01/12/2016 06:32

Veja como diminuir o colesterol ruim

Alimentar-se de maneira saudável e praticar atividades físicas são dicas de ouro.

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Redação

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Aprender como diminuir o colesterol ruim é importante para não ter surpresas desagradáveis no check-up. Resultado de hábitos alimentares inadequados e do sedentarismo, os níveis alterados dessa gordura podem causar doenças cardiovasculares fatais.

Muitas pessoas conhecem a substância como inimiga da saúde, mas o colesterol também pode ser aliado para a manutenção do bem-estar. Entenda a seguir as diferenças entre colesterol bom e ruim e saiba quais alimentos devem - ou não - fazer parte do seu cardápio.

check-up para descobrir como diminuir o colesterol

Tipos de colesterol

HDL

É conhecido popularmente como colesterol bom. Ele faz parte de membrana que protege todas as células existentes no corpo e influencia diretamente no funcionamento do metabolismo. Também é responsável por "varrer" o colesterol ruim dos vasos sanguíneos, evitando assim diversas doenças cardiovasculares.

LDL

O acúmulo do chamado colesterol ruim traz malefícios à saúde. Ele cria placas de gordura que prejudicam a passagem do sangue pelas artérias. Assim, aumentam os riscos de AVC e ataque cardíaco.

O HDL deve aparecer numa concentração entre 35 mg/dL e 59 mg/dL. Níveis inferiores a 40 mg/dL para homens e 50 mg/dL para mulheres são considerados muito baixos. Já o LDL deve ser sempre inferior a 100 mg/dL. Níveis acima de 159 mg/dL são perigosos e devem ser combatidos.

Afinal, como diminuir o colesterol?

A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBD) criou uma lista de alimentos que podem melhorar os seus níveis de colesterol. Essa iniciativa faz parte de uma campanha que busca incentivar às boas escolhas alimentares, em prol da redução de complicações cardiovasculares.

- Azeite: 2 colheres de sopa por dia; é fonte de vitamina E e não deve ser utilizado para frituras

- Iogurte: 1 copo de 180 ml por dia; contribui para o funcionamento intestinal e é prático para os lanches

- Linhaça: 2 colheres de sopa por dia; é rica em fibras e em ômega 3; pode ser adicionada a batidas e bolos

- Tomate: 1 unidade ou 2 colheres de molho natural por dia; contém antioxidantes, que podem ajudar a prevenir problemas como infarto e AVC

- Salmão, sardinha ou atum: 1 posta ou filé por semana; são fontes de ômega 3 e ajudam a diminuir os níveis de triglicérides

- Aveia: 3 colheres de sopa por dia; tem fibras, que auxiliam no bom funcionamento do organismo

- Suco de uva: 180 ml por dia; deve ser natural

- Soja: 6 colheres de sopa de grãos ou 4 copos de leite por dia; os grãos vão bem em saladas e também podem ser adicionados a sucos e batidas de frutas.

Mas não basta incluir esses ingredientes no cardápio e esperar milagres. Para diminuir o colesterol ruim, também é preciso abrir mão de alguns pratos calóricos e gordurosos. As gorduras saturadas podem aumentar ainda mais os riscos de doenças cardiovasculares. Veja o que evitar na dieta:

- Peixes ou carnes fritas à milanesa

- Batata frita

- Salsicha

- Salames

- Bacon

- Banha de porco

- Chocolate

- Achocolatados

- Biscoitos recheados

- Tortas

- Leite integral

- Leite condensado

- Queijos amarelos

- Creme de leite

- Sorvete.

Será que há como diminuir o colesterol sem sofrer com as escolhas alimentares? Deixe sua opinião nos comentários! Se você gostou deste artigo, aproveite e compartilhe as dicas do Vivo Mais Saudável com seus amigos nas redes sociais. ;)

TAGS
alimentação
LDL
gorduras saturadas
saúde cardiovascular

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