Especialidades

03/08/2015 08:03 - Atualizado em 08/12/2016 12:58

Urina vermelha indica que algo não vai bem no organismo

Coloração pode estar ligada à simples ingestão de alimentos ou a sérios problemas de saúde.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Composta por 95% de água e 5% de ureia, toxinas e sais minerais, a urina humana é formada nos rins e transporta produtos residuais do metabolismo até ao exterior do organismo. A cor normal do xixi varia em tons de amarelo, mas o consumo de alimentos e remédios, algumas lesões ou mesmo o aparecimento de doenças pode tornar a urina vermelha.

Há boas e más notícias para quem se depara com essa situação. A boa é que a cor pode aparecer naturalmente pelo consumo exagerado de beterraba e frutas vermelhas - amora, cereja, ameixa, entre outras. Elas contêm betalaína, que faz com que a urina fique parecida com o sangue. Esse pigmento não é metabolizado e atravessa o organismo sem alteração.

Corantes naturais ou artificiais também provocam o aparecimento de urina vermelha. Em uma pessoa bem hidratada, o líquido se apresenta mais rosado ou alaranjado.

Agora o alerta: a alteração também pode ser o reflexo de algum problema do organismo. O líquido é tingido por pigmentos ferruginosos, como a hemoglobina, que é a proteína portadora de ferro dos glóbulos vermelhos (hemácias). A mioglobina, que é originária dos músculos, também tem poder de pigmentação.

urina vermelha

Urina vermelha pode indicar intoxicação

Os pacientes portadores de defeitos congênitos ou próteses valvulares cardíacas podem, por problemas mecânicos, facilitar a destruição das hemácias e, devido à liberação da hemoglobina, alterar a cor da urina. A intoxicação por chumbo ou envenenamento crônico por mercúrio são causas raras, mas também ocasionam a urina vermelha e precisam ser imediatamente tratadas.

Grande parte dos casos, porém, está ligada diretamente à hematúria, que é a urina com sangue proveniente de infecções do trato urinário, aumento da próstata, tumores cancerosos e não cancerosos, cistos e pedras nos rins ou na bexiga.

Ocorre sangramento em distúrbios como cistite, câncer do rim, tumor da vesícula, tuberculose, cálculos vesicais, infecção renal, tumor de Wilms ou hipernefroma. A anemia hemolítica ou porfíria também pode fazer com que a urina apresente a cor avermelhada.

Atividades esportivas alteram a coloração

A hematúria também é frequentemente associada a atividades esportivas de longas distâncias. Alguns atletas de alta performance, como os ultramaratonistas, sofrem com o problema.

Alguns medicamentos ou princípios ativos também podem ser os responsáveis. Entre eles estão antibióticos utilizados no tratamento de tuberculose, laxantes, ibuprofeno, anti-inflamatórios não esteroidais, fenoftaleína, doxoburrubicina, rifocina, xantoina, trional, sulfanol, tetranol Pyridium, vitamina B e anticoagulantes.

Com menor incidência, outras doenças causam a urina vermelha: necrose tubular aguda, uropatia obstrutiva unilateral aguda, infecção urinária, prostatite crônica, endocardite, cistite aguda, glomerulonefrite aguda, hepatite, nefrolitíase, câncer da próstata, carcinoma das células renais e rabdomiólise, entre outras.

Seus exames estão em dia? Conte para nós! E aproveite para conferir mais dicas de saúde aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
xixi vermelho
urina com sangue
rins
próstata

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ