Dra. Giselle Mendonça

ESPECIALIDADE

Psicologia Clínica

ONDE ATENDE

São João Nepomuceno, MG

  • (32) 3261-4223

Dra. Giselle Mendonça

Apresentação

Dra. Giselle Mendonça é psicóloga clínica, atendendo crianças, adolescentes e adultos; e psicóloga escolar auxiliando alunos e professores em trabalho interdisciplinar.

O que Trata

Psicologia Clínica e Psicologia Escolar

Formação Acadêmica

Faculdade de Psicologia no Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora - CES/JF.

Cargos e Títulos

Psicóloga Clínica e Psicóloga Escolar no Colégio CEDI (Centro de Educação e Desenvolvimento Integrado) em São João Nepomuceno/MG.

Especialidades

17/07/2015 12:58 - Atualizado em 03/12/2016 09:33

Transtornos psicológicos: Psicóloga fala sobre os mais comuns

Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), depressão, transtornos alimentares... Entenda como problemas assim podem ocorrer com adultos e crianças.

POR

Dra. Giselle Mendonça

  • +A
  • -A

1. Quais são os transtornos psicológicos mais comuns em crianças? E em adultos?

Os transtornos psicológicos mais comuns em crianças são déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), dislexia, depressão, autismo, ansiedade, transtorno de excreção, fobias entre outros.  Já os transtornos mais comuns em adultos são ansiedade, depressão, distúrbios alimentares, dependência química, demência, esquizofrenia e fobias que podem afetar qualquer pessoa em qualquer época da vida. Esses transtornos podem causar muito sofrimento tanto para a pesssoa que o possui, quanto para os familiares.

Avalie seu nível de Estresse e Ansiedade

2. Geralmente, quais costumam ser as causas?

Os transtornos psicológicos não têm uma causa específica. Geralmente são formados por fatores biológicos, psicológicos e socioculturais.

3. Hábitos da vida moderna, como excesso de TV e internet, menos horas de sono, podem desencadear transtornos psicológicos?

Alguns estudiosos dizem que sim. Os hábitos da vida moderna são decorrentes de fatores culturais que podem causar um impacto negativo em nossas relações sociais. Pode-se perder parte parte do nosso círculo social, diminuir o tempo de comunicação familiar e aumentar o sentimento de solidão, podendo desencadear uma depressão como, por exemplo, no caso do excesso de internet. Já, dormir menos horas de sono, pode causar tanto problemas físicos, quanto psicológicos, como estresse, envelhecimento precoce, alteração do humor, dor de cabeça, enfraquecimento da imunidade, interferência na produção de insulina, entre outros.

Faça um teste rápido e descubra a Qualidade do seu Sono

4. Em crianças, como é possível notar sinais de comportamento que indiquem um possível problema psicológico que necessite de tratamento?

É possível notar sinais na criança através da observação dos pais, dos professores e pessoas mais próximas, tanto no âmbito social como escolar, que são comportamentos como o retraimento, agressividade, irritabilidade, impulsividade, baixo rendimento escolar, medo, tristeza e insegurança. Esses sintomas, se forem recorrentes, persistentes e provocarem alterações e prejuízo na esfera familiar, social e escolar, são fortes indícios de que a criança está com dificuldades emocionais. Todos esses comportamentos necessitam de tratamento e acompanhamento psicológico e, no caso de problemas com aprendizagem, necessita de uma avaliação neuropsicológica para avaliar suas funções cognitivas para depois se considerar a necessidade de realizar psicoterapia.

Leia mais sobre Psicologia Infantil

5. Quais são as principais linhas de atuação do psicólogo com crianças e adolescentes?

São vários os tipos de linhas terapêuticas que o psicólogo atua. O paciente escolhe aquela com a qual ele mais se identifica e que melhor lhe atende.  As linhas terapêuticas são baseadas em abordagens teóricas e técnicas psicoterapêuticas que condizem com essas teorias. São vários tipos, entre elas estão a Psicanálise, Psicoterapia Cognitiva Comportamental, Gestalt Terapia, Psicodrama, entre outras. A linha de atuação do psicólogo mais utilizada em crianças e adolescentes é a Psicoterapia Cognitiva Comportamental, porém vai depender do profissional e de sua técnica utilizada.

6. No caso de atendimento a adultos,  como é definido o melhor tratamento?

Os transtornos psicológicos são tratados, de uma maneira geral, com uma associação de meios psicológicos e medicamentos. Algumas condições não requerem o uso de medicamentos e são tratados apenas por meios de psicoterapia. Caberá ao profissional que faz o diagnóstico, ao ter o primeiro contato com o paciente, fazer a indicação de que recursos serão necessários para a recuperação da saúde mental do paciente.

São vários os tipos de opções de tratamento e linhas de atuação do psicólogo e quanto mais cedo é realizado o diagnóstico, mais promissores serão os resultados do tratamento.

Visite Medicina Alternativa e Terapias, você pode descubrir novos métodos de tratamento.

TAGS
problemas psicologicos
transtornos psicologicos
ansiedade
depressao
TDAH
psicologo criancas
psicologo infantil
psicologo adultos
tratamentos psicologicos
psicanalise
psicoterapia
psicodrama
gestalt terapia

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ