Especialidades

09/04/2015 10:37 - Atualizado em 23/10/2016 09:07

Sintomas de câncer de mama podem diminuir com exercícios

Atividades aeróbicas retardam o crescimento de tumores e potencializam o tratamento.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O câncer de mama é o segundo tipo de neoplasia mais frequente no mundo, sendo o mais comum entre as mulheres. São cerca de 50 mil novos casos por ano apenas no Brasil, com alta taxa de mortalidade. Para combater a doença e diminuir os efeitos dos sintomas de câncer de mama, novos métodos são indicados para complementar os tratamentos.

Recentemente, um estudo comprovou que a prática de exercícios aeróbicos pode ajudar a retardar o crescimentos de tumores no seio. Além disso, as atividades também tornam os tratamentos mais eficazes. Saiba quais são os treinos mais indicados.

sintomas de cancer de mama

Principais sintomas de câncer de mama

Os sintomas de câncer de mama variam de acordo com cada caso. Algumas mulheres podem ter a doença e não manifestar sinais facilmente perceptíveis, mesmo no exame de toque.

Por isso, é preciso fazer os exames preventivos periodicamente, principalmente a mamografia, que consegue identificar os tumores ainda bem pequenos e no estágio inicial.

Algumas alterações que caracterizam os sintomas de câncer de mama são nódulos no seio ou nas axilas, inchaço na região, vermelhidão, espessamento na pele, inversão do mamilo, secreção sanguinolenta ou serosa pelos mamilos e inchaço do braço.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, chegando a 22% dos casos novos dessa neoplasia por ano. A principal forma de combater a doença e aumentar as chances de cura é com o diagnóstico precoce.

Os exames de toque, consultas ao médico e mamografias devem feitas com frequência para ajudar na detecção de qualquer alteração.

Exercícios para combater os sintomas de câncer de mama

Além dos tratamentos médicos adequados, como radioterapia e quimioterapia, algumas mudanças de hábitos também ajudam a controlar os sintomas de câncer de mama. Uma pesquisa apontou que praticar exercícios físicos diminui os efeitos da doença, retardando o crescimento do tumor e facilitando a sua eliminação.

Segundo um estudo desenvolvido pelo Hospital Geral de Massachusetts, em Boston, e pelo Centro de Câncer Memorial Sloan Kettering, em Nova York, foi comprovado que exercícios aeróbicos são capazes de retardar o crescimento de tumores de mama e tornar esse tipo de câncer mais sensível à quimioterapia.

Isso ocorre porque os exercícios podem mudar a biologia de alguns tumores malignos, tornando-os mais facilmente tratáveis. A atividade aeróbica aumenta o fluxo de oxigênio e de sangue nos tecidos, deixando os tumores mais sensíveis a tratamentos como a quimioterapia. Com isso, essa se torna uma possibilidade para ajudar na luta contra a doença.

Para praticar os exercícios e aproveitar os seus benefícios contra os sintomas de câncer de mama, é preciso ter orientação e acompanhamento profissional. Levando em conta as limitações físicas e de saúde de cada paciente, são indicados os melhores tipos de atividades, assim como a forma e a frequência com que devem ser praticadas.

Gostou das dicas de saúde? Então deixe um comentário! E não esqueça que você sempre encontra novidades aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
câncer de mama
nódulo no seio
sintomas do câncer
atividade física

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ