Especialidades

27/08/2015 12:14 - Atualizado em 23/11/2016 04:59

Síndrome de Diógenes leva ao isolamento social

Acumular grande quantidade de objetos inúteis e não cuidar da higiene pessoal e são sinais da doença.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Você já ouviu falar em síndrome de Diógenes? Essa doença afeta principalmente idosos que vivem sozinhos e se caracteriza por acumulação de objetos sem valor, isolamento social, falta de cuidados com a higiene pessoal e da casa e recusa em receber ajuda.

A condição pode ser confundida com uma forma de TOC chamada Colecionismo ou Hoarding e é dificilmente tratada, pois, além da resistência do paciente em receber ajuda, o fato de se isolar também faz com que a doença seja diagnosticada quando já está avançada.

Entenda a síndrome de Diógenes

A síndrome de Diógenes é uma alteração comportamental que atinge principalmente pessoas idosas, caracterizada pelo isolamento social, pela autonegligência (descuido com a higiene pessoal e do ambiente), pelo comportamento paranoico e pelo colecionismo. Os pacientes acumulam todo tipo de objeto, até mesmo lixo ou animais.

sindrome de diogenes idosa isolada

Embora seja predominante na terceira idade, pode ocorrer também entre pessoas mais jovens, porém de forma rara. Grande parte dos portadores da síndrome apresenta ainda quadros de demência ou de algum outro transtorno psiquiátrico.

Saiba Mais
Zumbis na vida real? Conheça a Síndrome de Cotard
Síndrome de Ménière causa vertigem e zumbido no ouvido
Síndrome de Peter Pan: Conheça os adultos que não querem crescer

Entre as causas, existem diversas teorias, mas nenhuma comprovada cientificamente. As possibilidades são que a doença seria o "estágio final" de um transtorno de personalidade; uma manifestação de demência do lobo frontal; o estágio final do Colecionismo do TOC; ou ainda uma forma de psicose cronificada na terceira idade.

As principais doenças diagnosticadas nos portadores de síndrome de Diógenes são demência, abuso de etílicos, transtornos afetivos e parafrenia. Alguns também relatam a ocorrência em associação com esquizofrenia e até mesmo acidente vascular cerebral.

Os pacientes com maior risco de apresentarem a síndrome são idosos independentes e dominadores, que moram sozinhos, com pouca ou nenhuma interação com familiares, amigos ou outras pessoas.

Os sintomas apresentados pelas pessoas que sofrem com a síndrome de Diógenes são:

- Descuido extremo com a casa e com a higiene pessoal

- Isolamento social

- Desconfiança

- Agressividade

- Falta de motivação

- Irritabilidade

- Comportamento paranoico, como a mania de perseguição.

O Colecionismo ou Hoarding, que significa acumular grandes quantidades de coisas inúteis, também é um sinal da doença.

Como tratar o problema

Na maioria dos casos, há certa resistência dos pacientes, que negam existir algum problema e recusam ajuda médica. Como as pessoas acometidas pela síndrome de Diógenes geralmente vivem sozinhas e isoladas, pode demorar até alguém perceber o problema e buscar ajuda.

Quando existe o contato com familiares ou amigos, é importante o apoio dessas pessoas para ajudar na busca e no acompanhamento do tratamento. O primeiro passo é a investigação neurológica, a fim de diagnosticar se há também caso de demência ou algum outro transtorno. O acompanhamento terapêutico e medicamentoso também faz parte do tratamento.

Você já conhecia essa doença? Tirou suas dúvidas? Deixe um comentário! E aproveite para acompanhar outras dicas de saúde e bem-estar aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
higiene pessoal
demência
acumuladores
terceira idade

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ