Especialidades

25/01/2015 04:25 - Atualizado em 07/12/2016 08:13

Saiba quais são os principais sintomas de esquizofrenia

Delírios e alucinações estão entre os principais sintomas de esquizofrenia.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A esquizofrenia é uma doença psiquiátrica conhecida por causar surtos, delírios de perseguição e alucinações. Ela afeta tanto homens quanto mulheres e geralmente aparece até o final da adolescência. As causas não são comprovadas, mas existem tratamentos capazes de controlar os sintomas de esquizofrenia, proporcionando aos pacientes terem uma vida normal.

Esse transtorno psicótico se caracteriza principalmente pela perda do contato com a realidade. A pessoa passa a agir indiferente a tudo que está em sua volta.

sintomas de esquizofrenia

A doença é complexa e possui muitos estágios diferentes. Está relacionada a uma disfunção cerebral do lobo frontal. Existe um componente genético e há maior probabilidade de se desenvolver o problema quando há histórico familiar quanto aos sintomas de esquizofrenia.

Principais sintomas de esquizofrenia

Entre os sintomas de esquizofrenia estão as alterações específicas do pensamento, da percepção sensorial, do comportamento e do afeto. A pessoa pode apresentar todos ou apenas alguns dos sintomas, dependendo da gravidade e do avanço do quadro da doença.

Os primeiros sinais podem ser confundidos com outros transtornos psicóticos, mas é importante diagnosticar o problema o quanto antes, para evitar que ele evolua.

Em caso de transtornos do pensamento, o paciente apresenta delírios e alucinações. O delírio é causado por uma visão distorcida da realidade, sendo mais comum o delírio persecutório.

Ele faz com que a pessoa acredite que está sendo perseguida e observada por alguém que está tramando algo contra ela. Imagina situações adversas em que pessoas estão tentando sempre prejudicá-la.

Já as alucinações causam uma percepção que ocorre independentemente de um estímulo externo. O caso mais comum é escutar vozes, que muitas vezes são dos perseguidores. As vozes são imperativas e podem levar a pessoa ao suicídio, mandando que pule de um prédio ou de uma ponte, por exemplo.

Os distúrbios de pensamento também causam sintomas de esquizofrenia. Nesse caso, a pessoa pode criar palavras novas, substituir palavras por sons, rimas e repetir sílabas. Muitas vezes, ocorrem situações em que elas ficam incompreensivas, tendo até mesmo interrupções e bloqueios na sequência de pensamentos.

Nas alterações de comportamento, é comum ocorrer a diminuição de iniciativa, transtornos motores e alterações no comportamento social, além de mudanças no afeto, que é quando a pessoa diminui sua resposta emocional. Em casos mais graves, os indivíduos se tornam indiferentes ou apáticos, evitam até mesmo o contato com olhar.

Como controlar os sintomas de esquizofrenia

Existem medicamentos com poucos efeitos colaterais que diminuem e evitam a maioria dos sintomas de esquizofrenia. Quando controlados os sintomas com a medicação, outros tipos de tratamentos podem ser complementares, ajudando o paciente a se reintegrar na sociedade.

Um exemplo é a terapia cognitiva específica para os transtornos da doença, que é capaz de auxiliar na compreensão e controle dos sintomas. Com o tratamento adequado, é possível que os pacientes retomem suas atividades e mantenham boa convivência social, o que evita muitos danos causados pela esquizofrenia.

Que tal ficar atento aos sintomas de esquizofrenia? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
esquizofrenia
saúde mental
doenças
tratamento

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ