Especialidades

21/05/2015 05:40 - Atualizado em 11/12/2016 11:24

Saiba diferenciar os sintomas de hipoglicemia e pressão baixa

Veja algumas orientações médicas de como reconhecer os sintomas e quais medidas tomar para reverter a sensação de mal estar.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Em situações do dia a dia de temperaturas mais altas ou em dias de muito sol, podem vir sintomas como desânimo e mal estar. A preocupação é: como diferenciar estes sintomas de hipoglicemia ou de pressão baixa? E mais, por que as pessoas sentem esta indisposição?

“No verão, ocorre maior dilatação dos vasos periféricos, diminuindo o retorno venoso. Chegando menos sangue ao coração, ocorre uma maior tendência à pressão baixa, que pode causar fraqueza, tontura, sensação de desmaio e, às vezes, desmaio propriamente dito. Algumas pessoas, principalmente as idosas e as portadoras de distúrbios neurológicos têm uma dificuldade de adaptação do organismo, principalmente à mudança de postura e após as refeições. O nosso organismo tem de se adaptar à pressão arterial todas as vezes que mudamos de postura (por exemplo, de deitado para em pé). Essa adaptação depende do sistema nervoso autônomo, que se não estiver 100%, pode apresentar falhas e gerar a hipotensão”, explica o endocrinologista André Vianna, também diretor-executivo do Centro de Diabetes Curitiba.

Para reverter estas sensações e a pressão voltar a subir, o endocrinologista ressalta, “É importante a hidratação, aumento no consumo de sódio (sal), exercício físico para melhorar o condicionamento cardíaco, evitar atividades em climas quentes, elevar a cabeceira da cama de 10 a 20 graus, uso de meias elásticas, evitar refeições grandes (preferir comer menos e mais vezes), mudar de postura (levantar-se) lentamente. Em casos mais graves, medicamentos podem ser necessários”.

Mas para quem tem diabetes, estes sintomas podem indicar hipoglicemia.

Como então diferenciá-los?

“Muito difícil diferenciar. Os sintomas de hipoglicemia são os mesmos, acrescidos de sudorese fria e sensação de fome intensa. Só através da automonitorização é que podemos detectar a hipoglicemia. No momento que a pessoa sente o mal estar, é necessário dosar a glicemia. Existe outro exame específico o tilt-test, que mensura a pressão arterial e consequentemente a hipotensão”, explica o médico. Caso a pessoa só tenha o glicosímetro, o diagnóstico é feito por exclusão, ou seja, se não for hipoglicemia, pode ser pressão baixa.

Se estes sintomas estiverem frequentes, o endocrinologista recomenda "Procure um médico, para solucionar estes sintomas, sejam eles de pressão baixa ou de hipoglicemia”, ele conclui.

TAGS
hipoglicemia
pressão baixa
sintomas hipoglicemia
sintomas pressão baixa
teste de glicemia
mal estar
cuidados diabetes

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ