Especialidades

04/02/2015 02:30 - Atualizado em 04/12/2016 11:13

Saiba como surgem e se manifestam os diferentes tipos de câncer

Existem mais de 200 tipos de câncer. Conhecer os sintomas dos principais deles ajuda no diagnóstico.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Cerca de 14 milhões de pessoas estão com algum dos mais de 200 tipos de câncer catalogados, de acordo com a Organização Mundial da Saúde. Como forma de alerta, a OMS estima que, em 2035, esse número seja de 24 milhões. Porém, há o consenso de que metade deles pode ser evitada.

O dia 4 de fevereiro é o Dia Mundial de Combate ao Câncer. A data serve como meio de conscientizar sobre a importância da informação, do diagnóstico e do tratamento da doença.

tipos de cancer

Tipos de câncer mais comuns nas mulheres

O aparecimento dos tipos de câncer comuns entre mulheres e homens dependem de fatores internos (do próprio organismo, disposição genética, outras doenças) e externos (ambientais, geográficos, hábitos alimentares, exposições químicas).

Câncer de mama

O câncer de mama é a neoplasia mais comum entre as mulheres, sendo responsável por 22% dos novos casos a cada ano. Raro antes dos 35 anos, as chances de ter câncer de mama aumentam na medida em que a mulher envelhece.

A detecção é feita, na maioria dos casos, por meio de nódulos que podem aparecer na região das mamas ou nas axilas. Em geral, são indolores, mas há casos em que a dor acompanha os sintomas. Alterações no mamilo e diferença na espessura da pele também estão entre os sintomas frequentes.

Mais sobre Câncer de Mama no Especial Saúde da Mama

Câncer de tireoide

Esse é mais comum entre mulheres jovens. O nódulo na parte anterior do pescoço está entre os sintomas, incluindo dificuldades para engolir e respirar, dor no pescoço, inchaço e rouquidão.

Câncer do colo de útero

Entre as brasileiras, o de colo de útero está entre os dois tipos de câncer mais frequentes. O diagnóstico é feito geralmente antes dos 50 anos, e a doença dificilmente atinge mulheres com menos de 20 anos. Extremamente ligado ao HPV, uma das precauções é a vacina contra o vírus.

É um câncer assintomático (daí a importância do exame), porém, se estiver avançado, provoca sangramento vaginal e abdominal.

Tipos de câncer mais comuns em homens

Permeados pelo preconceito, muitos homens costumam procurar ajuda médica quando o câncer já está em estado avançado. Eles ignoram a orientação de que, quanto mais rápido for feito o diagnóstico, mais preciso, rápido e eficiente será o tratamento.

Câncer de próstata

Considerado o segundo dos tipos de câncer mais comuns no Brasil, o câncer de próstata afeta, em geral, homens acima dos 50 anos.

A doença não costuma apresentar sintomas, mas, na fase avançada, pode evoluir para dor óssea, complicações no sistema urinário e até insuficiência renal. Os exames de PSA e toque retal ainda são os melhores para diagnosticar a doença.

Mais sobre Câncer de Próstata no Especial Saúde do Homem

Câncer de pulmão

De todos os tumores, o de pulmão é um dos tipos de câncer com maior incidência no mundo. Isso ocorre porque, em quase 90% dos casos, está fortemente associado ao uso de derivados do tabaco, direta ou indiretamente (fumantes passivos).

Sangramento por vias respiratórias, crises de tosse e pneumonia são os sintomas que podem caracterizar o câncer de pulmão.

Câncer de testículo

A principal característica do câncer de testículos é que esse tumor, na maiorias dos casos, costuma aparecer em jovens com idade entre 20 e 34 anos, embora qualquer homem, em qualquer idade, possa desenvolver a doença.

O sintoma mais comum é o aumento de volume dos testículos e o aparecimento de nódulo. Por isso, diante de qualquer alteração nessa área, é necessário que um urologista seja consultado imediatamente. Quanto mais cedo a detecção, maiores as chances de cura.

Portanto, fica a dica: consulte-se com seu médico regularmente. E não esqueça de curtir o Vivo Mais Saudável no Facebook para ficar ligado em todas as nossas dicas e novidades.

TAGS
câncer
tratamento
saúde feminina
saúde masculina

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ