Especialidades

09/03/2015 05:12 - Atualizado em 30/11/2016 05:17

Saiba como funciona o exame de colonoscopia

A colonoscopia ajuda a diagnosticar e curar câncer, úlcera e tumores nos intestinos.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O exame de colonoscopia é uma espécie de endoscopia dos intestinos grosso e delgado, do reto e do cólon. Por meio dele, é possível diagnosticar possíveis alterações nos órgãos e remover tumores, pólipos, cânceres e inflamações.

Também conhecido como colonoscopia virtual, o procedimento é geralmente realizado em laboratório, dura entre 20 e 30 minutos e não exige a internação hospitalar. Saiba quando é necessário recorrer ao exame e quais os cuidados a serem tomados.

exame de colonoscopia

Por que fazer um exame de colonoscopia?

O exame de colonoscopia é realizado com uma microcâmera instalada na extremidade de um tubo flexível. O instrumento, que também possui ferramentas como pinças, é introduzido pelo ânus do paciente e possibilita que o médico visualize todo o revestimento dos intestinos. Em alguns casos, o médico introduzirá pequenas quantidades de ar para facilitar a visualização.

Embora não muito frequente, o exame de colonoscopia pode ser feito apenas por motivos preventivos. Pessoas acima dos 50 anos, idade em que o câncer de intestino é mais comum, ou que tenham casos da doença na família podem fazer o procedimento como medida de precaução.

Além de prevenir, o exame é realizado para coleta de materiais para biópsia, bem como para acompanhamento e diagnostico de tumores e inflamações. O procedimento também é exigido principalmente em casos de:

- Dor abdominal constante e sem motivos aparentes

- Sangramentos retais (pelo ânus)

- Indícios de hemorragias digestivas, neoplasias ou diverticulose

- Diarreias ou constipações contínuas sem diagnostico comprovado

- Rastreamento de doenças intestinais.

Cuidados pré e pós-exame de colonoscopia

Para a realização do exame de colonoscopia, é preciso que o intestino esteja limpo, ou seja, sem resíduos de fezes ou de alimentos. Para que isso ocorra, o paciente deve se submeter a uma dieta líquida nas 24 anteriores ao procedimento.

O paciente também precisa tomar remédios laxativos para deixar o órgão sem sujeiras. Em alguns casos, o médico poderá indicar o uso de diuréticos que impeçam a reabsorção de água pelo organismo.

Se a pessoa utiliza outros medicamentos diariamente, é preciso informar o fato ao médico. Dependendo do produto, o uso deverá ser suspendido por dois ou três dias antes do exame.

Durante a realização do colonoscopia, é aplicada uma anestesia leve, que deixa a pessoa sonolenta e sem dor. Em crianças com menos de quatro anos, talvez seja necessária a aplicação de uma anestesia geral.

Após o exame de colonoscopia, o paciente fica sonolento por algumas horas, por isso é exigido que ele leve um acompanhante ao laboratório. Além disso, ele fica proibido de dirigir ou trabalhar depois do procedimento.

O período de observação pós-exame dura em média de 30 minutos. Passado esse tempo, a pessoa já é liberada para ir embora. Desconfortos abdominais, enjoos e tonturas são comuns nesse período.

Não podem realizar o exame pessoas com suspeitas de diverticulite aguda ou de megacólon tóxico. Gestantes de terceiro trimestre e pessoas com coagulopatia (distúrbios na coagulação do sangue) também são contraindicadas.

Gostou das dicas de saúde? Conte para nós! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar por dentro de todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
exame
câncer de útero
colonoscopia
úlcera

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ