Sociedade Brasileira de Medicina Manual

ESPECIALIDADE

Massoterapia

ONDE ATENDE

Parcerias governamentais, empresas privadas e consultórios particulares.

Sociedade Brasileira de Medicina Manual

Apresentação

Massoterapia, Massagem ou Terapia de Massagem é qualquer manipulação especializada do tecido mole, do tecido conectivo e /ou de campos de energia do corpo, com a intenção de manter ou melhorar a saúde por métodos naturais de respaldo científico e/ou médico.

O que Trata

Promove treinamento de profissionais e estudo de novas técnicas manipulativas.

Formação Acadêmica

A Massoterapia não está vinculada à Medicina, segundo consulta realizada ao CREMESP em 2004 (sob o número. 45.648/04);

Esta atuação está equiparada ao grupo das Terapias Naturais segundo MTE- Ministério do Trabalho e Emprego, CBO (Classificação Brasileira de Ocupação);

Os profissionais que atuam nesta área da saúde devem possuir formação e experiência de nível técnico para atuação.

Cargos e Títulos

Associação Brasileira de Massoterapia Clínica

Especialidades

16/02/2015 06:00 - Atualizado em 02/01/2017 05:12

Retenção de líquidos: Entenda possíveis razões

Sociedade Brasileira de Medicina Manual fala de como a massoterapia pode ajudar na prevenção e no tratamento assistido em diferentes casos de inchaço.

POR

Sociedade Brasileira de Medicina Manual

  • +A
  • -A

Quer ver uma mulher morrer de ódio?  É vê-la com a sensação de inchaço. Nenhuma roupa lhe cai bem, o espelho passa a ser seu pior inimigo, nada é capaz de desencaná-la. Se fosse possível não ir ao trabalho, talvez ela ficasse um pouquinho feliz. Só que não. Então, para encarar a realidade é melhor entender a questão. A Sociedade Brasileira de Medicina Manual explica o sintoma, muito mais comum do que você imagina, e suas possíveis causas.

Retenção de líquidos é inchaço no corpo ou em parte dele. Não pense que você é a única pessoa a ter este sintoma de vez em quando. É comum o sentimento de estar “retendo líquidos”. As pernas inchadas ao fim do dia, com marcas de pressão das meias ou dos sapatos, são um exemplo de retenção de líquidos. O termo médico para se referir a este tipo de inchaço é edema. O edema pode ter várias origens. Ele é resultado do extravasamento de um líquido (pobre em proteínas) que sai dos vasos sanguíneos e vai para o tecido subcutâneo.

Veja se você está no seu Peso Ideal

Pouco mais de dois terços do corpo humano é composto por água. O organismo tem seus mecanismos para manter o equilíbrio dos líquidos. Todos os fluidos corporais, inclusive o sangue, têm um compartimento definido no corpo de acordo com sua função. O inchaço acontece quando há desequilíbrio nos mecanismos fisiológicos que pode ser causado por: problemas de proteínas no sangue, fator gravidade, sedentarismo, etc.

Possíveis causas da retenção de líquidos

Muitas podem ser as causas para os inchaços e, dependendo da idade da pessoa, são necessárias medidas específicas. Abaixo, algumas possíveis causas:

  • Doenças de tireoide, problemas renais, cardíacos e hepáticos;
  • Uso de remédios, alguns podem promover o edema (inchaço), como os anti-hipertensivos;
  • Reações inflamatórias, insuficiência vascular regional.

Como evitar o inchaço

Diversas técnicas têm sido utilizadas pela saúde para prevenções e tratamento interdisciplinar da retenção de líquidos. Na área de massoterapia, as mais comuns são:

  • Drenagem Linfática;
  • Massoterapia Sueca;
  • Reflexologia Plantar;
  • Massagem Miofascial;
  • Massoterapia Clínica.


Com objetivo de prevenção da retenção de líquido

É necessário receber drenagem linfática pelo menos de 15 em 15 dias e, caso seja necessário, receber massagem clássica (sueca) como manutenção três vezes ao mês.


Em tratamento assistido

Os protocolos são definidos em conjunto com a equipe interdisciplinar:

  • O trabalho do massoterapeuta pode ser diminuir edemas com drenagem linfática e, em conjunto, trabalhar estímulos plantares através da reflexologia que auxiliará no equilíbrio dos órgãos com dias intercalados;
  • Outra combinação seria o trabalho de drenagem linfática com dias intercalados de massagem clássica (sueca) que promove desintoxicação do corpo auxiliando na diminuição de inchaços;
  • Outra abordagem, e esta é nova no Brasil, é o profissional trabalhar com terapia miofascial em conjunto com drenagem linfática em dias intercalados para desintoxicar, harmonizar os tecidos e mudar as estruturas dos tecidos moles para melhorar a vascularização;
  • A massoterapia clínica cumpre o papel de trabalhar as estruturas, melhorar a oxigenação, vascularização e nutrir regiões para melhorar o aporte arterial e vascular, consequentemente atuar sobre a linfa diminuindo inchaços. Todas as técnicas são sob orientação médica.

Importante: O massoterapeuta deve ser técnico formado com conhecimento de patologia e estar ligado a uma equipe de saúde.

Veja outras dicas de Bem-estar e experimente receber todas elas no seu celular!

 

TAGS
retenção de líquido
inchaço
massoterapia
drenagem linfática
tipos de massagem
massagem sueca
massagem miofascial

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ