Especialidades

23/03/2015 12:27 - Atualizado em 05/12/2016 01:31

Reconheça os sintomas da tuberculose e evite a doença

Os principais sintomas da tuberculose são tosse por mais de duas semanas, cansaço e falta de apetite.

POR

Redação

  • +A
  • -A

No próximo dia 24 de março é comemorado o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, definido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pela União Internacional Contra Tuberculose e Doenças Pulmonares. A data tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção da doença, que é considerada um problema de saúde pública.

Os sintomas da tuberculose variam de acordo com o tipo da doença e a parte do corpo que ela afeta. Entre os principais, estão a tosse por mais de duas semanas, cansaço e falta de apetite. Porém, com o tratamento adequado e alguns cuidados de prevenção, é possível combater a tuberculose e evitar complicações.

sintomas da tuberculose

Principais sintomas da tuberculose

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível causada pela bactéria Bacilo de Koch (BK). Ela afeta principalmente os pulmões, podendo atingir também qualquer outra área do corpo, como os ossos, o intestino e a bexiga. A doença é curável, mas demanda tratamento adequado assim que surgem os primeiros sinais.

Quando ocorre no pulmão, os sintomas da tuberculose provocam tosse durante três semanas, inicialmente seca e depois com catarro, pus ou sangue. Dor no peito, dificuldade em respirar e produção de escarro esverdeado ou amarelado são outros indícios.

Além dos problemas respiratórios, o paciente também pode desenvolver febre, perda de peso, falta de apetite, suor noturno exagerado, cansaço e mal-estar geral. E o pior é que a doença nem sempre apresenta sinais. O indivíduo pode passar meses contaminado sem procurar auxílio médico.

Já os sintomas da tuberculose extrapulmonar, que atinge outras partes do corpo - rins, ossos, intestino e meninges, por exemplo - causam dor e inchaço no local onde o bacilo está alojado. Como nesse caso a doença não é no pulmão, não há sintomas respiratórios, mas ocorre febre, cansaço, perda de peso e sudorese noturna.

O contágio da tuberculose ocorre com a inalação do ar contaminado com o Bacilo de Koch, geralmente por meio do contato com tosse, riso ou espirro de um doente. As gotículas que contaminam são invisíveis ao olho nu e podem ficar no ar durante horas, principalmente no transporte público e em outros locais sem ventilação.

Tratamentos para os sintomas da tuberculose

Para tratar os sintomas da tuberculose, o paciente deve procurar um médico o quanto antes. O tratamento mais adequado para cada caso é determinado pelo profissional, e pode durar de seis meses a até cinco anos, em alguns quadros mais graves.

O processo é demorado para garantir totalmente a eliminação da bactéria do organismo. Quando o doente interrompe o uso dos medicamentos antes do tempo determinado, pode acabar fazendo com que as bactérias remanescentes se tornem ainda mais fortes, agravando a doença.

Para prevenir os sintomas da tuberculose, é indicado tomar a vacina BCG durante a infância. Além disso, portadores do vírus HIV e de doenças como diabetes, por exemplo, possuem riscos de desenvolver formas mais graves da doença. Por isso, os cuidados com a prevenção devem ser redobrados.

Ainda, é recomendado evitar aglomerações, principalmente em ambientes fechados, mal ventilados e sem iluminação solar. A doença não é transmitida por objetos compartilhados.

Gostou das dicas de saúde? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar por dentro de todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
tuberculose
sintomas respiratórios
bactéria
pulmão

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ