Especialidades

09/12/2015 02:00 - Atualizado em 03/12/2016 05:36

Qual o repelente certo contra o Zika vírus?

A dermatologista Caroline Assed explica quais os tipos de repelentes apropriados contra o mosquito aedes aegypti.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Com a epidemia de dengue e o número excessivo de casos de microcefalia associada ao Zika Vírus, muitas pessoas tem optado por usar repelentes para se proteger das picadas do Aedes aegypti, mosquito transmissor dessas doenças. Se você pretende usar repelente, saiba que existem diferenças entre produtos. A dermatologista Caroline Assed responde todas suas dúvidas sobre os tipos e como usar.

Sete formas para se prevenir contra o Zika vírus

Qual é o melhor tipo de repelente?

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa, considera seguro todos os repelentes disponíveis no mercado para uso em gestantes. 

Os repelentes a base da substância DEET (dietiltoluamida) são seguros até a concentração de 10-50%. No mercado, o máximo disponível tem 14,5% de DEET. Ele dura aproximadamente 4 horas. 

Icaridina tem tempo de ação maior, até 10h, e é por isso um dos mais recomendados para gestante, já que não precisa ser reaplicado várias vezes. 

Os repelentes com IR3535 são mais hipoalergênicos e podem ser usados em crianças a partir de 6 meses e também nas gestantes. Porém, seu tempo de ação também é em torno de 4 horas. 

Sempre orientar o uso dos métodos de barreira (blusas e calças compridas), evitar frequentar locais descampados com muita vegetação e dormir com ventiladores ou ar condicionado. 

Já foi relatado alguns casos de resistência do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da Zika, pelos repelentes a base de DEET. Portanto, os outros repelentes citados são preferíveis.

Existem tipos diferentes de repelente para zika, chicungunya e dengue?

Todos os vírus são transmitidos pelo mosquito Aedes Aegypti, portanto, não exite diferença de repelentes entre eles. 

Saiba Mais
Zika vírus: especialista responde suas dúvidas
Zika: Conheça mais uma doença causada pelo mosquito da dengue
Vacina para dengue ainda é uma realidade distante

Existe repelente com filtro solar. Qual é o melhor para usar?

Sempre evitar o uso de repelentes com filtro solar, pois eles não conferem uma fotoproteção adequada, de amplo espectro, com proteção à radiação ultravioleta, FPS alto, além de não poder ser reaplicado várias vezes e de não poder ser usado na face como deve ser feito o filtro solar. O recomendado é usar repelente e filtro solar, e não repelente com filtro solar

Pode ser feito repelente caseiro? Qual tipo de produto?

São geralmente a base de citronela, andiroba e alfazema, sua eficácia é pouco testada e por isso não devem substituir os comercializados.

Como usar o repelente?

O tempo de reaplicação varia de acordo com o tempo de ação de cada substância, como já dito acima. Sempre usar de manhã, evitar passar no rosto e não esquecer das pernas e pés, já que o mosquito voa baixo, dando preferência a essas áreas.

Nas gestantes, principalmente, onde a precaução deve ser redobrada, orientamos borrifar o repelente também por cima das roupas, já que a formação de uma “nuvem” da substância ajuda ainda mais a repelir o mosquito. Não se pode passar em excesso porque causa intoxicação. Cada repelente tem uma forma e intervalos para passar o produto. É importante ver a bula.

Existe uma hora do dia certa para usarmos o repelente?

O horário de pico do mosquito é na parte da manhã, entre 7h e 10h, e no final da tarde. Por isso, sempre dar preferência no uso e reaplicações nessa hora. 

Quem não pode usar repelente?

A contraindicação principal é alergia a alguma substância da fórmula. Bebês com menos de 6 meses não devem usar repelentes e acima dos 6 meses, somente os a base da substância IR3535. Os demais, somente acima de 2 anos.

Então fique de olho nessas principais dicas para o uso de repelente:

- Sempre orientar o uso dos métodos de barreira

- Evitar locais descampados com muita vegetação

- Sempre evitar o uso de repelentes com filtro solar

- Evitar passar no rosto e não esquecer das pernas e pés

Gostou do artigo? Deixe seu comentário.

Vivo Mais Saudável.

Informação que faz bem.

TAGS
dengue
zika vírus
mosquito
aedes aegypt
repelente contra zika vírus

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ