Especialidades

10/07/2015 07:04 - Atualizado em 06/12/2016 10:06

Principais cuidados com os olhos em cada fase da vida

Além de realizar exames oftalmológicos regularmente, também é indicado seguir alguns cuidados no dia a dia.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Em 10 de julho, comemora-se o Dia Mundial da Saúde Ocular, que lembra da importância dos cuidados com os olhos. Existem diversas doenças que podem afetar e até mesmo comprometer a visão, mas, com algumas medidas básicas, é possível evitar problemas mais graves.

São indicados exames oftalmológicos diferentes em cada fase da vida, a fim de prevenir e identificar qualquer alteração na visão. Além disso, até mesmo no dia a dia existem alguns cuidados com os olhos que evitam problemas oculares.

cuidados com os olhos

A importância dos exames oftalmológicos

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que 80% dos casos de cegueira no mundo poderiam ser evitados com alguns cuidados com os olhos. O principal deles é a consulta regular ao oftalmologista, que ajuda a prevenir e controlar diversas doenças oculares.

Em todas as idades, os exames de rotina são importantes, pois garantem a saúde da visão desde a infância. Segundo o Dr. José Henrique Tamburini, oftalmologista, “os exames de check up variam de acordo com a faixa etária da pessoa e da existência de patologia prévia. De modo geral, é indicada pelo menos uma consulta anual”.

O primeiro exame já deve ser realizado na hora do parto, com o teste do olhinho no recém-nascido. As consultas de rotina podem ser feitas a partir dos três anos, caso não houver outra intercorrência anteriormente.

Os problemas oculares mais comuns são as ametropias, as conjuntivites, as cataratas, o olho seco, o glaucoma, o estrabismo e erros refracionais que podem ser controlados facilmente com o uso de lentes corretivas, como é o caso da miopia. Conforme o Ministério da Saúde, a catarata é a principal causa de cegueira no Brasil, e hoje é curável através de microcirurgias modernas.

Nem todas as doenças podem ser evitadas, mas podem ser controladas com o diagnóstico precoce. Para isso, é preciso ter um acompanhamento oftalmológico periodicamente. A detecção do problema nos seus estágios iniciais também facilita o tratamento e o torna mais eficaz.

Outro fator que reforça ainda mais a importância da consulta regular ao oftalmologista é que algumas doenças oculares não apresentam sintomas e outras, quando se manifestam, costumam estar em estágio avançado. Com os exames de rotina, torna-se mais fácil identificar qualquer alteração ainda no início.

cuidados com os olhos

Principais cuidados com os olhos

Além de realizar os exames regularmente, adotar alguns cuidados com os olhos no dia a dia também ajuda a evitar alterações oculares. Segundo o Dr. Tamburini, uma das principais causas dos problemas de visão é o uso exagerado do computador, que provoca olho vermelho, olho seco e aumento dos vícios de refração. De causas genéticas, o glaucoma é um dos problemas mais frequentes.

Após os 40 anos de idade, os cuidados devem ser redobrados, pois o organismo começa a seguir uma linha degenerativa, que inclui o tecido ocular. No caso de pessoas diabéticas ou hipertensas, também é indicado ter mais atenção, consultando um especialista a cada seis meses para evitar as consequências dessas doenças, que podem levar à cegueira.

Outros cuidados com os olhos consistem em adotar hábitos saudáveis, manter uma alimentação balanceada, praticar atividades físicas e evitar vícios que prejudiquem a saúde ocular. Não dormir com lentes de contato, usar óculos somente de qualidade comprovada e não tomar sol diretamente nos olhos também são medidas preventivas.

Seus exames estão em dia? Conte para nós! E continue acompanhando o Vivo Mais Saudável para conferir mais dicas de saúde e bem-estar.

TAGS
saúde ocular
exame oftalmológico
teste do olhinho
glaucoma

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ