Especialidades

09/04/2015 05:26 - Atualizado em 11/10/2016 12:19

Pesquisas indicam que o cérebro humano melhora com a idade

Conheça estudos recentes sobre a degeneração do cérebro e saiba como mantê-lo jovem.

POR

Redação

  • +A
  • -A

As teorias de envelhecimento do cérebro humano encontram novas barreiras com as recentes descobertas dos cientistas. Pesquisas que apontavam um desempenho cognitivo reduzido com o avanço da idade podem ter utilizado métodos pouco eficientes para obter as informações.

Acontece que os aparelhos de ressonância magnética, utilizados para as investigações, não apontam as mudanças neuronais, mas, sim, as vasculares. Seriam os neurônios os responsáveis por manter o cérebro humano jovem - e não os vasos sanguíneos, que são os alvos de estudos nesses aparelhos.

Conheça mais detalhes sobre as pesquisas, saiba por que elas podem estar erradas e descubra como manter a juventude mental por mais tempo.

cerebro humano

Cérebro humano envelhece?

Assim como o corpo e o organismo todo, o cérebro humano também envelhece. Porém, a capacidade cerebral, tanto cognitiva quanto de memória, pode não ser alterada como os cientistas acreditavam. O fato é que as pesquisas eram feitas com o aparelho de ressonância magnética funcional (fMRI), uma ferramenta pouco adequada para essa finalidade.

As diferenças entre cérebros jovens e velhos que esse equipamento mostra estão relacionadas às alterações vasculares e não da atividade neuronal, como os pesquisadores vinham mostrando em seus estudos. Como a maioria das pesquisas é feita com o uso do fMRI, então o envelhecimento cerebral pode estar sendo interpretado de forma errada.

A partir dessas novas constatações, é necessário que sejam corrigidos alguns métodos de pesquisas anteriores. A ressonância magnética precisa ser feita em conjunto com uma avaliação das mudanças vasculares e neuronais.

Na Universidade de Cambridge, no Reino Unido, os cientistas já começaram a elaborar sistemas de correção para que nos estudos do cérebro humano sejam interpretadas corretamente as questões sobre velhice neuronal ou vascular do cérebro.

Como manter o cérebro humano jovem?

O cérebro humano pode se manter ativo e jovem por mais tempo com alguns exercícios diários.

Escreva

Você sabia que a longevidade mental está associada à escrita? Mas se trata da digitação, mas da atividade com caligrafia, escrevendo notas à mão com letras cursivas. Quando escrevemos manuscritos, fazemos esforço para processar a informação, o que ajuda a consolidar a memória.

Dance

Dançar de três a quatro vezes por semana também ajuda a diminuir os casos de degeneração do cérebro em até 75%. Quando realizamos atividades complexas e exercícios aeróbicos, o fluxo de sangue que vai até o cérebro é aumentado, melhorando as conexões cerebrais.

Faça atividades em casa

As atividades domésticas, como lavar a louça, limpar a casa e cozinhar, também protegem o cérebro. Esse tipo de trabalho reduz o aparecimento de doenças degenerativas. Segundo estudos divulgados pela revista Time, dos Estados Unidos, o Alzheimer é duas vezes mais recorrente em pessoas que não fazem as tarefas de casa.

Jogue

Na Universidade Estadual da Flórida, nos Estados Unidos, os pesquisadores descobriram que pessoas que participavam de jogos de raciocínio apresentavam melhores resultados em testes de persistência, além de demonstrarem maior consciência espacial, em comparação às pessoas que não jogavam.

Quebra-cabeças, jogos de memória, xadrez, bingo, jogos de tabuleiro e várias outras atividades do gênero podem reduzir em 15% o aparecimento de doenças mentais, prevenindo contra o surgimento de problemas cognitivos típicos da velhice.

Gostou das dicas de bem-estar? Então deixe um comentário! E não esqueça que você sempre encontra novidades aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
envelhecer
bem-estar
atividades físicas
cérebro

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ