Especialidades

23/03/2015 08:23 - Atualizado em 24/11/2016 01:37

Optometrista cuida da saúde dos seus olhos

Profissional responsável pela visão, o optometrista não deve ser confundido com o oftalmologista.

POR

Redação

  • +A
  • -A

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 70% dos problemas de visão podem ser solucionados com o uso de lentes corretivas.

O responsável por recomendar a utilização de óculos ou de lentes é o optometrista, profissional que avalia e examina o sentido da visão. Ele é considerado um especialista na identificação e na correção de mudanças visuais que não sejam doenças.

Conheça um pouco mais sobre essa profissão e o perfil daqueles que trabalham para melhorar nosso desempenho visual.

optometrista

Optometrista não é oftalmologista

Três optometristas para cada oftalmologista: essa é a recomendação da OMS. No entanto, apenas quatro cursos de ensino superior contemplam a área, no Brasil - no Rio de Janeiro, em Minas Gerais, no Rio Grande do Sul e em São Paulo.

Enquanto o oftalmologista está apto a avaliar capacidade de visão, doenças e condições patológicas, o optometrista se concentra mais na região de fora do globo ocular, focando no sentido da visão e na correção de defeitos. Ele é responsável por aplicar exercícios para corrigir problemas, mas não tratar ou prescrever medicamentos.

Nas atribuições do optometrista, estão o exame do estado da visão, prescrição de tratamento para deficiências e avaliação de quadros de hipermetropia, miopia e astigmatismo. Nesses casos, ele pode recomendar o uso de óculos ou lentes de contato. Já o oftalmologista é o profissional que realiza os procedimentos cirúrgicos nos olhos ou na região ocular.

Termo grego, optometria significa “medida” (metria) da “visão” (opto). Essa ciência especifica as ações e medidas de correção para os olhos e problemas de visão, sem exercer ou prescrever uso de medicamentos ou cirurgias.

Estudando o sistema visual, ela fica responsável por encaminhar o paciente para profissionais médicos, em caso de diagnóstico de patologias.

Optometrista auxilia nos cuidados com a visão

É muito importante recorrer ao optometrista quando você percebe qualquer tipo de alteração nos olhos. Porém, para prevenir danos na sua visão, algumas atitudes no dia a dia podem funcionar.

Primeiro, faça um check-up dos olhos. No médico, você poderá ter certeza sobre as condições reais da sua visão. Muitas vezes, pode achar que está tudo perfeito, mas apenas o exame é capaz de diagnosticar problemas que você ainda não percebeu.

Como algumas doenças são hereditárias, também é importante conhecer o histórico da família, no que diz respeito à visão. Com medidas de prevenção e diagnóstico precoce, é possível reverter quadros patológicos e melhorar as condições visuais.

Alimente-se corretamente e mantenha um peso saudável. Você sabia que espinafre e couve podem fazer muito bem para a saúde dos seus olhos? Esses vegetais possuem substâncias como luteína e zeaxantina, cortenoides que combatem a degeneração natural que acomete a visão no avanço da idade.

Vícios como o cigarro também são muito prejudiciais aos olhos. Os compostos presentes nele aumentam os riscos de desenvolver catarata e degeneração macular, bem como danos ao nervo óptico, que levam à cegueira.

Se você trabalha com computador, precisa descansar a vista com frequência. Os especialistas recomendam uma pausa a cada 20 minutos, na qual você pode olhar um ponto fixo distante, ou piscar lentamente por alguns minutos. Esse procedimento garante saúde visual e melhor desempenho nas atividades.

Gostou das dicas de saúde? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar por dentro de todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
olhos
visão
oftalmologia
problemas de visão

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ