Especialidades

06/03/2016 03:00 - Atualizado em 08/12/2016 11:40

Optometria X oftalmologia: Conheça as diferenças

Optometrista trabalha na prevenção e na correção de problemas de visão.

POR

Redação

  • +A
  • -A

De acordo com o censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem mais de 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual. A optometria é uma ciência da área da saúde que ajuda a diminuir essa estatística, atuando na prevenção e no diagnóstico de problemas relacionados à visão.

Segundo o Conselho Mundial de Optometria (WCO, na sigla em inglês), a área estuda o sistema visual e habilita profissionais a atuar na prevenção de problemas oculares e sistêmicos. O profissional pode determinar defeitos refrativos e disfunções visuais e recomendar medidas corretoras, mas não receitar drogas ou intervenções cirúrgicas.

O que faz o profissional da optometria?

O profissional que exerce a optometria se chama optometrista. Para atuar na profissão, ele precisa se formar em um curso superior específico. No currículo, há disciplinas de ciências biológicas, física e química.

Ele está habilitado a entrevistar o paciente, medir a estrutura ocular, analisar o rendimento visual, orientar a correção de defeitos oculares por meio de óculos ou lentes de contato, entre outras atribuições. É importante ressaltar que o optometrista não pode fazer intervenções de ordem médica, por não ter formação em Medicina.

O mercado de trabalho para os optometristas é amplo. Grande parte deles trabalha em óticas particulares. Já outros podem ser contratados por hospitais, postos de saúde, clínicas e centros de medicina do trabalho. Ainda, alguns atuam na área da educação, orientando a prevenção contra problemas de visão.

aparelho de optometria

Oftalmologista ou optometrista?

Há muita dúvida sobre as diferenças entre o trabalho de um oftalmologista e de um optometrista. Para começar a entender, primeiro tenha em mente que a optometria é física, não médica. Seu campo de estudo envolve a refração da luz e o diagnóstico de possíveis desvios na maneira que o paciente enxerga.

Se, ao examinar o paciente, o optometrista avalia que uma queixa visual necessita de um tratamento médico, seja ele cirúrgico ou não, deve encaminhá-lo a um oftalmologista. Esse último é o profissional da medicina cuja especialidade trata as doenças relacionadas ao olho. Ele pode, portanto, realizar intervenções no globo ocular e receitar medicamentos, ao contrário do optometrista.

Mas o optometrista pode receitar óculos e lentes? Essa é uma questão que até hoje causa muita divergência no Brasil.

A polêmica começou ainda no governo de Getúlio Vargas, quando foi publicado o Decreto 20.931/1932, complementado dois anos depois pelo Decreto 24.492/1934. Os textos estabelecem que as óticas não podem instalar consultórios médicos nas suas dependências e que lentes de grau só podem ser vendidas com prescrição médica.

Porém, recentemente, a Lei 12.842, de julho de 2013, conhecida como a Lei do Ato Médico, foi publicada com veto a um inciso que atribuía a prescrição de lentes de grau exclusivamente aos médicos.

No texto do veto, a justificativa foi que a própria Organização Mundial da Saúde e a Organização PanAmericana de Saúde reconhecem o trabalho de profissionais não médicos no atendimento a problemas de saúde.

Não fica claro, portanto, se os decretos de 1932 e 1934 ainda têm validade e, por isso, é frequente que ações de associações médicas contra optometristas que receitam óculos e lentes de grau parem nos tribunais brasileiros.

Enquanto isso, prevalece no mundo todo a interpretação de que o profissional da optometria pode, sim, receitar óculos de grau. A defesa é que miopia, hipermetropia, astigmatismo e outros problemas de visão não são doenças, mas sim distúrbios. Os óculos e lentes, por sua vez, não são medicamentos. Portanto, não se trata de uma atribuição exclusiva de médicos.

Gostou do artigo? Então compartilhe o conteúdo com seus seguidores nas redes sociais! Se você tem alguma dúvida ou sugestão sobre o assunto, deixe um comentário abaixo. E aproveite para conferir as novidades de saúde e bem-estar do Vivo Mais Saudável.

TAGS
saúde ocular
optometrista
oftalmologista
óculos

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ