Especialidades

05/09/2015 07:04 - Atualizado em 09/12/2016 04:09

Olhos secos incomodam e prejudicam a visão

O problema pode ser causado por uma alteração na produção das lágrimas.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Quando não ocorre lubrificação suficiente na região ocular, ela fica ressecada, o que acaba causando dor, desconforto e até mesmo problemas de visão mais sérios. As causas dos olhos secos são variadas, podendo ser por alguma deficiência ou ausência da lágrima, uma falha do mecanismo de lubrificação dos olhos, doenças ou até mesmo fatores ambientais.

É indicado procurar um médico especialista ao sentir qualquer alteração nos olhos. O problema pode ser tratado facilmente, como também pode indicar o início de uma doença mais séria. O quanto antes ela for tratada, maiores as chances de cura e controle do caso.

Principais causas dos olhos secos

As lágrimas são responsáveis por manter os olhos sempre hidratados, garantindo o seu funcionamento saudável e, muitas vezes, evitando o atrito entre a córnea e a pálpebra. Porém, em alguns casos, essa hidratação é insuficiente, deixando os olhos secos.

Quando isso ocorre, é um sinal de que existe uma deficiência na lubrificação, na nutrição e na proteção das estruturas oculares externas, como córnea e conjuntiva.

olhos secos de uma mulher

Com a deficiência, a visão não consegue funcionar corretamente e, além dos olhos secos, há sintomas como ardor, coceira, irritação, visão turva, vermelhidão, sensação de corpo estranho nos olhos e desconforto ao ler, ver televisão ou usar o computador por muito tempo.

Uma das principais causas do problema é a chamada Síndrome do Olho Seco, ou Síndrome da Disfunção Lacrimal, que ocorre quando existe a falta de produção de lágrimas ou uma alteração em algum de seus componentes.

Saiba Mais
Principais cuidados com os olhos em cada fase da vida
O mau uso de colírios pode comprometer a saúde ocular
Coceira e inchaço nos olhos podem ser tracoma

A lágrima é composta por três camadas, uma de água, outra de gordura e outra de muco. Cada uma dessas partes possui uma função importante para os olhos. A camada oleosa evita a evaporação da lágrima e, quando não é produzida, pode ocasionar a evaporação excessiva do líquido, impedindo que ela lubrifique os olhos corretamente.

Já a camada de muco “prende” a lágrima no olho, enquanto a aquosa é responsável pelas funções lacrimais de hidratação, proteção e nutrição. A alteração na composição da lágrima ou a deficiência da sua produção pode ser causada por diversos motivos, como falta de vitamina A no organismo, menopausa, problemas na glândula lacrimal, entre outros.

Os olhos secos também podem ser sintoma de alguns problemas oculares, como blefarite, meibomite, doenças conjuntivais, uso de medicação e outras enfermidades. Além disso, fatores ambientais contribuem para aumentar a incidência do problema. Alguns deles são excesso de exposição ao sol, poluição, ar condicionado e ventos fortes diretamente nos olhos.

Como tratar o problema

As pessoas com olhos secos devem procurar um oftalmologista quando sentirem coceira e irritação por longos períodos para que seja feito um diagnóstico correto e encontrada a causa para o problema.

Uma das principais formas de tratamento é através do uso de um colírio de lágrima artificial, que pode ser com ou sem conservantes. Porém, é importante lembrar que nenhum medicamento deve ser usado sem prescrição médica, pois pode piorar o quadro ao invés de ajudar.

Outro procedimento utilizado é o fechamento de um ou mais dutos lacrimais, que drenam as lágrimas, para evitar sua perda. Ainda, há o uso de lentes de contato específicas para quem tem olhos muito secos. Elas protegem a córnea de uma forma semelhante à lágrima, evitando os efeitos do atrito com a pálpebra e conservando a secreção por um tempo maior.

Você sofre com esse problema? Já procurou seu oftalmologista? Deixe um comentário! E aproveite para conferir outras dicas de saúde e bem-estar aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
secura nos olhos
síndrome do olho seco
saúde ocular
lágrima artificial

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ