Dra. Renata Rodrigues de Oliveira

ESPECIALIDADE

Nutrição

ONDE ATENDE

Instituto Mineiro de Endocrinologia - Rua Alagoas, 601 - Savassi - Belo Horizonte

Dra. Renata Rodrigues de Oliveira

Apresentação

Nutricionista formada pela UNI-BH, especialista em Nutrição Clínica (Faculdade São Camilo), em Fisiologia do Exercício Avançada (Instituto Aleixo) e em Obesidade e Emagrecimento (Estácio de Sá). Atualmente, pós-graduanda em Alimentos Funcionais e Nutrigenômica (Estácio de Sá).

O que Trata

Alimentação.
 

Formação Acadêmica

Possui cursos de Personal Diet, Atendimento em Consultório, Dietoterapia na Prática Clínica e Nutrição em Cirurgia Bariátrica.

Cargos e Títulos

Membro do Instituto Mineiro de Endocrinologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), Especialista em Nutrição Clínica, Fisiologia do exercício e Obesidade e emagrecimento; colunista convidada de sites e publicações de vida saudável.

Se sua dúvida for escolhida, ela vira artigo aqui no portal e ajuda milhares de pessoas.

Especialidades

25/05/2015 06:00 - Atualizado em 06/12/2016 08:14

Nutricionista explica: Comer em pé não é nada saudável

"Comer, comer, é o melhor para poder crescer...". Sendo que tem que ser sentado, sem trazer prejuízo à saúde.

POR

Dra. Renata Rodrigues de Oliveira

  • +A
  • -A

Você tem o costume de comer ou beliscar andando? Não sabe o erro que está cometendo! Ao ingerir o alimento em pé você pode se sentir satisfeito, mas psicologicamente não. Fique atento!

Você sabe qual seu peso ideal? Faça o teste e descubra!

Se você luta contra seu peso e já tentou todas as dietas possíveis, acho que é preciso rever seus costumes na hora de comer. Algumas pessoas têm o costume de se alimentar em pé, por exemplo, e isto é um problema. Quando comemos em pé, há uma tendência de racionalizar ou nem perceber a quantidade de alimentos que consumimos. Não se deixe levar pelas oportunidades para comer em pé, sabemos que elas são inúmeras.

Vamos fazer um teste! Você tem costume de:

  • Experimentar os alimentos oferecidos nas degustações de supermercados, padarias, etc?
  • Experimentar os alimentos enquanto cozinha?
  • Pegar pedações de alimentos do prato de alguém ao tirar a mesa?
  • Dar uma colherada no pote de sorvete ou pegar um saco de batatas-fritas enquanto caminha de um lado para o outro, falando com alguém ao telefone?
  • Pegar um pedaço de doce ou alguma outra guloseima quando passa pela mesa do seu colega?
  • Beliscar alguma coisa sempre que abre a geladeira? 

Por que comer em pé faz mal?

Você precisa, necessariamente, tornar-se mais consciente das calorias de tudo que põe na boca. Quando estamos em pé, comemos por impulso e não prestamos atenção no que estamos ingerindo. Quando você se senta para comer, você toma uma decisão consciente de comer, sabendo que as calorias ingeridas contam e assim você pode se monitorar melhor. Você também se sentirá mais satisfeito.

Veja outras dicas de Alimentação Saudável

Quando estamos em dieta, comemos menos do que de costume. Então, precisamos “espalhar” os alimentos na mesa para termos aquela noção visual da quantidade ingerida. Por exemplo: você está comendo cereais e laranja no café da manhã. Se, em pé, você comer o cereal, quando se sentar, verá apenas a laranja e provavelmente não se sentirá satisfeito. Ao comer em pé, você pode se sentir fisicamente tão satisfeito quanto sentado, mas psicologicamente isso não acontece. Sentir o gosto, mastigar e engolir os alimentos dá um certo grau de satisfação, mas você também precisa estar visualmente satisfeito. 

Portanto, se você pretende perder peso, comece a fazer todas as suas refeições sentado.

A balança agradece!


Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo ou faça uma pergunta para a nutricionista. 

Ah! E se você tem uma história de superação de novos hábitos alimentares ou perda de peso, conta para gente. Sua história pode virar matéria no site e motivar milhares de pessoas.

TAGS
comer em pé
nutricionista
Renata Oliveira
saúde
como fazer dieta
dicas nutrição
dicas dieta

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ