Especialidades

07/07/2015 12:33 - Atualizado em 08/12/2016 01:26

Kinesio tape alivia dores musculares: Saiba quando utilizar

A kinesio tape tem função analgésica e permite que pacientes exerçam as atividades diárias.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Inventada pelo quiropraxista Kenzo Kase, em 1979, a kinesio tape é uma bandagem elástica que gera pressão na região afetada por dores ou lesões. Indicada por quiropraxistas e fisioterapeutas, ela auxilia e potencializa o processo natural de cura do corpo humano.

Marcelo Oliveira, quiropraxista especializado em Quiropraxia Esportiva, explica as indicações da fita para diversos tratamentos. “Ela pode ser aplicada para auxiliar na estabilização articular, para relaxar a musculatura e para aumentar a amplitude de movimento”, elenca.

Benefícios da kinesio tape

O principal benefício da fita é a diminuição das dores. A kinesio tape tem função analgésica e permite que o paciente continue exercendo as suas funções do dia a dia, como a prática de esportes e as tarefas do trabalho.

Neymar, atacante da seleção brasileira de futebol, é adepto do acessório e o utiliza dentro de campo. “Podemos ver os atletas desempenhando as respectivas funções esportivas e utilizando a fita durante as competições”, lembra Oliveira.

kinesio tape

Quando utilizar a kinesio tape

Utilizada principalmente em casos de lesões ou queixas de dores específicas, a kinesio tape deve ser prescrita por um profissional capacitado. A fita pode permanecer por até sete dias na pele, dependendo do local de aplicação no corpo ou do nível de atividade do indivíduo.

De acordo com o quiropraxista, a oleosidade da pele ou a aplicação da fita sobre pelos podem ajudar a diminuir drasticamente a quantidade de penugem na região. “Em raras ocasiões, a fita pode gerar reações alérgicas na pele, demandando a imediata retirada da mesma”, alerta.

Apesar de muito utilizada por praticantes de esportes, a fita é indicada em diferentes casos. “Embora seja mais comum visualizar a utilização da kinesio tape por atletas, devido à exposição deles na mídia, a fita é utilizada nos mais variados casos e variadas idades", afirma Oliveira.

A kinesio tape pode ser aplicada em inúmeras partes do corpo. O seu uso, porém, deve ser controlado em idosos e crianças. “Ela é elástica e praticamente mimetiza a elasticidade da pele. Tanto em crianças quanto em idosos, a fita não deve ser aplicada na elasticidade total para não irritar a pele, que é mais sensível”, finaliza.

Saiba mais sobre a quiropraxia

A quiropraxia lida com o diagnóstico, o tratamento e a prevenção de problemas neuro-músculo-esqueléticos. Para isso, são utilizadas técnicas manuais, que envolvem o ajuste e a manipulação articular. Ela exclui o uso de medicamentos e procedimentos cirúrgicos.

Segundo a Associação Brasileira de Quiropraxia (ABQ), o profissional ajuda a combater: dores na coluna lombar, na cabeça e no pescoço; tensão muscular; hérnia de disco e dor ciática; problemas nas articulações do ombro, do cotovelo, do punho, do joelho e do tornozelo. É também aliada no tratamento de restrições a movimentações e de lesões por esforços repetitivos (LER).

Você já precisou recorrer à kinesio tape? Deixe seu comentário! E aproveite para conferir outras dicas de saúde aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
analgésico
lesões
esporte
ler

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ