Especialidades

20/08/2015 08:44 - Atualizado em 21/11/2016 11:47

Infográfico: Fuja dos sintomas da ressaca

O consumo em excesso de bebidas alcoólicas sobrecarrega o fígado e desequilibra o organismo.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A noite estava divertida, os amigos animados e você, superfeliz. No entanto, a realidade após a bebedeira não costuma ser tão agradável. Os sintomas de ressaca causam desconforto, mal-estar e, muitas vezes, arrependimento pelo exagero.

O consumo excessivo de álcool sobrecarrega os órgãos e gera intoxicação no organismo. Por isso, é preciso evitar abusos.

Por que os sintomas de ressaca acontecem?

Com o objetivo de metabolizar o álcool, a fim de eliminá-lo, todos os órgãos envolvidos no processo acabam sobrecarregados, caso a ingestão da substância seja elevada. Logo, a ressaca ocorre pela intoxicação do corpo.

O fígado é responsável pela produção de enzimas que ajudam na eliminação do álcool. Na tentativa de metabolizar o etanol mais rápido, o cérebro faz com que essa produção aumente.

Porém, o cérebro demora a perceber que o álcool já foi metabolizado, e continua mandando informações para o organismo continuar o processo. Esse aumento gera desequilíbrio. Os vasos sanguíneos dilatam, perdem-se sais minerais, a glicose fica baixa e o corpo desidrata. O resultado é a ressaca.

No infográfico, saiba mais sobre esse processo e entenda como se livrar dos sintomas de ressaca.

E você? Como faz para não sofrer com os sintomas de ressaca? Conte para nós! E continue ligado no Vivo Mais Saudável para conferir outras dicas de saúde e bem-estar.

TAGS
álcool
bebida
causas da ressaca
curar ressaca

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ