Dra. Renata Rodrigues de Oliveira

ESPECIALIDADE

Nutrição

ONDE ATENDE

Instituto Mineiro de Endocrinologia - Rua Alagoas, 601 - Savassi - Belo Horizonte

Dra. Renata Rodrigues de Oliveira

Apresentação

Nutricionista formada pela UNI-BH, especialista em Nutrição Clínica (Faculdade São Camilo), em Fisiologia do Exercício Avançada (Instituto Aleixo) e em Obesidade e Emagrecimento (Estácio de Sá). Atualmente, pós-graduanda em Alimentos Funcionais e Nutrigenômica (Estácio de Sá).

O que Trata

Alimentação.
 

Formação Acadêmica

Possui cursos de Personal Diet, Atendimento em Consultório, Dietoterapia na Prática Clínica e Nutrição em Cirurgia Bariátrica.

Cargos e Títulos

Membro do Instituto Mineiro de Endocrinologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), Especialista em Nutrição Clínica, Fisiologia do exercício e Obesidade e emagrecimento; colunista convidada de sites e publicações de vida saudável.

Se sua dúvida for escolhida, ela vira artigo aqui no portal e ajuda milhares de pessoas.

Especialidades

08/12/2014 08:55 - Atualizado em 30/10/2016 03:03

Infecção alimentar: Saiba notar os perigos

Estabelecimentos com conduta de risco à saúde e ao bem-estar dos consumidores podem sofrer advertência, multa, interdição, além da apreensão de mercadorias e equipamentos.

POR

Dra. Renata Rodrigues de Oliveira

  • +A
  • -A

A nutricionista Renata Rodrigues de Oliveira conta como evitar a infecção alimentar aprendendo a identificar os perigos. Confira!

Nas férias, fazemos mais refeições fora de casa, fato! Não que isso seja um problema, mas é bom notar alguns detalhes no estabelecimento e na equipe de funcionários antes de realizar o seu pedido para evitar riscos de infecção alimentar. Repare a limpeza do lugar, a higiene dos que manipulam os alimentos, a cozinha, o uniforme dos funcionários...

A ingestão de alimentos contaminados pode causar infecções como: salmonelose (causada pela bactéria Salmonella), hepatite viral tipo A (causada pelo vírus da Hepatite A) e toxoplasmose (causada pelo protozoário Toxoplasma gondii), entre outras.

Quem vende e manipula alimentos precisa seguir normas federais de segurança alimentar regulamentadas pela Anvisa (Agência de Vigilância Sanitária), além de regras estaduais e municipais fiscalizadas pela Vigilância Sanitária para não oferecer riscos de infecção alimentar.

Veja as dicas da nutricionista Renata Rodrigues para evitar o risco de infecção alimentar e entenda mais sobre este perigo muitas vezes invisível aos olhos nus.

1. Que orientações podem ajudar a diminuir o risco de infecção alimentar?

Escolher alimentos frescos e de boa procedência, conhecer a cozinha do local, evitar comer alimentos vendidos sem refrigeração, como ainda acontece em algumas praias.

Saiba seus níveis de estresse e ansiedade e receba dicas para relaxar.

2. Mito ou verdade que alimentos à base de proteína (que levam leite, ovos e carne) são mais propensos à contaminação e por quê?

Os alimentos que possuem mais água em sua composição são os mais propensos à contaminação, pois os micro-organismos precisam de água para sobreviver. Além da carne, leite e derivados, também podemos acrescentar as frutas.

3. Qual é o perigo da maionese caseira?

Refrigeração incorreta e manipulação inadequada.

Saiba qual é o peso ideal para sua estrutura corporal.

4. Quais são os principais sintomas de infeção alimentar?

Febre, dores de barriga, vômitos.

5. Em caso de diarreia, o que é bom ingerir para ajudar o organismo a se recuperar?

O principal é manter a hidratação. Água de coco, sucos naturais e isotônicos (Exemplo: Gatorade) são boas opções.

Agora que você já tem as dicas do Vivo Mais Saudável, fique de olhos bem abertos ao comer por aí. Se a sua preocupação também é calórica, clique aqui e calcule a média de ingestão de calorias ideal de acordo com suas medidas. 

Se deseja mais dicas nutricionais, conheça o Vivo Nutrição e fique de olho na seção Eles explicam para mais artigos, entrevistas e dicas de nossos especialistas!

E não esqueça de curtir a página do Vivo Mais Saudável no Facebook para receber informação que faz bem todos os dias!

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ