Especialidades

22/12/2015 12:06 - Atualizado em 09/12/2016 03:13

Identifique os sintomas da caxumba em adultos

A doença viral pode causar complicações em homens e em gestantes.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O ator Stênio Garcia e a esposa, Marilene Saade, escolheram as redes sociais para desabafar sobre o desconforto dos sintomas da caxumba. O inchaço das glândulas nas laterais do pescoço é provocado por um vírus da família paramyxovirus, sendo prevenido com a vacinação.

Geralmente, a caxumba não causa complicações mais graves, mas pode ser um risco para homens adultos e mulheres gestantes. Saiba mais sobre as consequências da doença e aprenda como se prevenir.

homem com sintomas da caxumba

Conheça os sintomas da caxumba

A esposa do ator Stênio Garcia, Marilene, postou em sua rede social uma foto mostrando o rosto bastante inchado. Esse é um dos sintomas da caxumba mais característicos. Trata-se de um sinal claro da infecção nas glândulas parótidas, responsáveis pela produção de saliva, que ficam nas laterais do pescoço, logo abaixo do maxilar.

Além disso, dor muscular, febre, desconforto para engolir, mal-estar e falta de apetite são outros sintomas comuns da doença.

É preciso ficar atento a alguns sinais que podem representar complicações em decorrência da caxumba. No caso dos homens, há o risco de orquite. Já as mulheres podem apresentar ooforite, com dor na região dos ovários. Náuseas e dor no abdômen superior podem indicar uma pancreatite. A rigidez na nuca e dores de cabeça, por sua vez, também estão associadas a quadros de meningite.

Saiba Mais
Sintomas de sarampo: Identifique a doença que afetou a Disney
Conheça os sintomas da caxumba e veja como tratar a doença
Rubéola na gravidez: Fique por dentro dos riscos e previna-se

Os sintomas da caxumba, geralmente, se manifestam na infância, especialmente entre o inverno e o começo da primavera. Entretanto, é possível contrair o vírus ao longo de toda a vida. A doença é contagiosa e a transmissão ocorre pelo ar, por meio do contato com secreções da pessoa infectada.

Descanso absoluto e comidas fáceis de ser ingeridas são algumas recomendações durante a infecção. É preciso ter paciência e aguardar que o próprio organismo combata o vírus.

marilene e stenio garcia com sintomas da caxumba

Prevenção da doença

Não existe um tratamento específico para curar os sintomas da caxumba. O que é possível fazer é apostar em alguns medicamentos que visam ao alívio do mal-estar causado pela doença.

A melhor maneira de ficar livre do vírus é tomar a vacina tríplice viral, que protege contra a caxumba, o sarampo e a rubéola. Essa vacina deve ser feita a partir de 1 ano de idade, em duas doses, com um mês de intervalo.

O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece esse medicamento gratuitamente para pessoas de até 49 anos, mas a oferta é apenas para uma única dose. Já crianças e adolescentes de até 19 anos podem tomar as duas doses da vacina.

A recomendação da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIM) é que pessoas de todas as idades recebam duas doses da vacina, podendo não estar 100% protegidos caso tomem apenas uma.

Em homens na fase adulta, a caxumba pode causar infertilidade. Já mulheres que nunca tiveram a doença e queiram engravidar devem tomar a vacina para prevenir aborto espontâneo.

Vale lembrar que quem já teve caxumba alguma vez na vida fica imune à doença. É o seu caso? Deixe um comentário! E aproveite para acompanhar outras dicas de saúde aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
doença viral
prevenção
infertilidade
meningite

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ