Especialidades

30/03/2015 10:26 - Atualizado em 07/12/2016 03:14

Gastrite tem cura? Livre-se do problema com hábitos saudáveis

Sintomas da doença podem ser amenizados com chás, medicação e alimentação adequada.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Você sente dores de estômago e azia constantemente? Saiba que esses são os principais sintomas da gastrite. A doença é uma inflamação aguda ou crônica da mucosa que reveste as paredes internas do estômago.

Perda do apetite, queimação, dores no abdômen e até mesmo náuseas podem ser sinais de que você precisa mudar seus comportamentos alimentares. Algumas pessoas acreditam que a gastrite tem cura definitiva, mas ela apenas pode ser amenizada ou evitada.

Conheça os hábitos corretos para amenizar a doença e veja quais são os tratamentos indicados para quem já sofre desse mal.

gastrite tem cura

O que causa a gastrite

A gastrite é causada inicialmente por uma fraqueza da barreira mucosa que protege a parede estomacal, permitindo que os sucos digestivos produzidos pelo estômago causem danos ao tecido que reveste o órgão.

Essa fragilidade pode ser causada pela bactéria Helicobacter pylori, que vive no revestimento do estômago e que, se não for tratada, pode levar ao surgimento de úlceras e até mesmo ao câncer. O refluxo da bile para dentro do estômago também é apontado como uma causa da doença.

Além disso, o consumo exagerado de ácido acetilsalicílico, de anti-inflamatórios e de bebidas alcoólicas são fatores que podem desencadear o problema. Também é possível sofrer de gastrite autoimune, que ocorre quando o sistema imunológico produz anticorpos que agridem o próprio organismo.

A dor começa na “boca do estômago”. Ela está localizada na região epigástrica, logo abaixo do esterno, osso da parte anterior do tórax. Ela pode vir acompanhada de azia ou queimação.

Perda do apetite, náuseas e vômitos também são sintomas da gastrite, assim como a presença de sangue nas fezes e no vômito.

Gastrite tem cura? Amenize os sintomas

O tratamento precisa levar em conta a causa da doença. Geralmente, é necessário utilizar medicamentos indicados pelo médico.

Se você prefere medicamentos alternativos, alguns chás e sucos podem aliviar os sintomas da gastrite:

- Suco puro de couve em jejum

- Chá de acelga

- Chá de batata

- Chá de camomila

- Chá de aroeira

- Chá de espinheira-santa.

Caso você queira evitar que a gastrite eventualmente lhe faça uma visita, confira algumas recomendações médicas:

- Respeite os horários das refeições. Separe algum tempo para café da manhã, almoço e jantar
Prefira fazer pequenas refeições ao longo do dia a fazer uma grande refeição depois de muitas horas em jejum.

- Alimente-se a cada três horas e não beba líquidos durante as refeições

- Mastigue bem os alimentos, pois a digestão começa na boca

- Dê preferência a frutas, verduras e carnes magras

- Não fume

- Evite tomar muitos analgésicos, café, bebidas alcoólicas e demais fontes de cafeína

- Não espere piorar. Procure um médico e siga suas recomendações se tiver azia, má digestão e sensação de estômago cheio depois de ingerir pequenas porções de alimentos.

Viu como a melhor cura para a gastrite é a prevenção? Deixe seu comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar por dentro de todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
gastrite
sintomas da gastrite
azia
sistema digestivo

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ