Especialidades

20/01/2015 08:22 - Atualizado em 28/11/2016 09:57

Farmacêutico cumpre papel essencial na saúde

Homenageado em 20 de janeiro, farmacêutico é responsável pela supervisão de medicamentos.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Em 20 de janeiro, o Brasil celebra o Dia do Farmacêutico. A data é uma homenagem ao profissional de essecial importância para a assistência integral em saúde da população e que vai além do atendimento em farmácias.

farmaceutico

O chamado farmacêutico generalista atua em todos os campos relativos ao estudo dos medicamentos, desde a pesquisa, passando pela produção e comercialização, assim como dispensação e vigilância farmacológica e sanitária do produto. Dessa forma, é possível vê-lo atuando em unidades de saúde e laboratórios, por exemplo, além das próprias farmácias.

A profissão ajuda a construir uma medicina mais segura e certeira e, também por isso, é hoje um dos principais campos de trabalho. Conheça a seguir mais sobre a sua atuação em prol da saúde.

Como é o trabalho do farmacêutico

O trabalho do farmacêutico é exaustivo, em especial aquele que atende o público em farmácias, já que o profissional costuma passar muitas horas em pé. Também, em muitos outros momentos, o profissional trabalha durante à noite, em plantões hospitalares.

Quando há periculosidade envolvida, como em laboratórios de manipulação, é necessário usar luvas e máscaras. Esse é um ambiente de trabalho bastante comum em pesquisas e desenvolvimento de novos medicamentos.

Embora o profissional não seja responsável por prescrever medicamentos - tarefa que no Brasil compete apenas aos médicos -, o farmacêutico é consultado para prestar informações sobre o princípio ativo dos remédios, por exemplo. É quem auxilia o público nas farmácias para o melhor entendimento de questões envolvendo dosagem e posologia, entre outras.

farmaceutico

Formação e atuação

A faculdade de Farmácia costuma durar cinco anos, sendo necessário o cumprimento do estágio obrigatório. O futuro farmacêutico deve ter entre suas características qualidade como boa visão, olfato apurado e vontade de pesquisar.

Além disso, outras qualidades esperadas do profissional são: ser detalhista, observador, curioso, concentra-se com facilidade, ter interesse em investigar, facilidade com trabalhos manuais, gostar de ciência e possuir grande senso de responsabilidade.

Por ser uma profissão com constantes mudanças, conta pontos para o farmacêutico sempre estar a par das novidades, lendo artigos, participando de congressos e assinando revistas que tragam matérias relacionadas a profissão. Confira quais são as principais áreas de atuação do farmacêutico:

farmaceutico- Ajudar em testes, desenvolvimento, planejamento e fabricação de produtos.

- Produzir pesquisas

- Fiscalizar a produção dos medicamentos

- Analisar a qualidade do produto final. Verificar a embalagem e o armazenamento

- Responsável técnicos de medicamentos e vacinas

- Responsável técnico de laboratórios de exames

- Supervisor de farmácias

- Responsável técnico em farmácias de manipulação

- Responsável pelos medicamentos dos remédios encontrados em hospitais.

A profissão tem como símbolo uma serpente enrolada em uma taça, o que transparece a sabedoria, o poder, a ciência e a transmissão do conhecimento. Já a taça representa a cura. A figura é muito semelhante à utilizada na Medicina.

Em seu juramento, o farmacêutico promete fidelidade aos preceitos da honestidade, da caridade e da ciência, assim como nunca se servir da profissão para corromper costumes ou favorecer o crime.

Vivo Farmácia, seu farmacêutico online

A evolução da tecnologia trouxe a possibilidade de contar com os serviços online de farmácia. É o que acontece com a Vivo Farmácia, fruto da parceria entre a VIVO e a NETFARMA. A loja online comercializa medicamentos e cosméticos, entre outros produtos, com acesso fácil e segurança para a sua compra.

Gostou das dicas? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
farmácia
profissão
saúde
medicamentos

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ