Especialidades

22/04/2015 01:32 - Atualizado em 02/12/2016 03:36

Excesso de peso atinge a maioria dos brasileiros

Mais da metade da população brasileira está acima do peso considerado saudável.

POR

Redação

  • +A
  • -A

De forma assustadora, o excesso de peso já tomou conta de mais da metade dos brasileiros. Segundo dados do Ministério da Saúde, 51% da população maior de 18 anos está acima do peso recomendável. Entre os homens, a parcela é maior: 54%. Já o sexo feminino soma 48%.

Mesmo com o agravante de predisposição genética, a obesidade ainda ocorre, na maioria dos casos, devido ao sedentarismo e a padrões errados de alimentação. Frutas e hortaliças, responsáveis por proteger e proporcionar bom funcionamento ao organismo, passam longe da preferência nacional. No lugar delas, vêm os alimentos ricos em gordura saturada.

Saiba o que provoca o excesso de peso e como combatê-lo.

excesso de peso

O que leva ao excesso de peso?

A pesquisa do Ministério recebeu o nome de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel 2012) e teve o objetivo de desenvolver políticas públicas na área da saúde, estimulando hábitos saudáveis. Realizada entre julho de 2012 e fevereiro de 2013, ela reuniu informações de mais de 45 mil brasileiros.

De acordo com os estudiosos, o excesso de peso está relacionado a diversos fatores, entre eles a alta ingestão de gordura saturada, que passa dos 31%. Além disso, os refrigerantes estão presentes na mesa de 26% da população em mais de cinco dias na semana.

No total, apenas 22,7% das pessoas entrevistadas fazem cinco refeições diárias, o mínimo recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

No entanto, a pesquisa mostra que apenas os jovens parecem menos preocupados com sua saúde. Entre 18 e 24 anos, mais da metade dos homens comem carne com gordura frequentemente. Após os 65, porém, esse índice passa para 27%. Da mesma forma, o consumo de refrigerante diminui na terceira idade, enquanto a ingestão de frutas e legumes aumenta.

Excesso de peso é sinal de perigo

Inúmeras doenças são provocadas pelo excesso de peso. Nos Estados Unidos, por exemplo, a principal causa de morte é a hipertensão, causada principalmente pela obesidade.

Além disso, quem sofre de pressão alta também está no grupo de risco para doenças coronárias. A partir dos 45 anos, as chances de sofrer um ataque cardíaco aumentam, mas em obesos a idade é antecipada para 35 anos.

Outro problema comum em quem sofre de obesidade é o diabetes. O excesso de peso faz com que as células sejam mais resistentes aos efeitos da insulina, culminando no desenvolvimento dessa doença. Além de ser diabético, esse grupo também pode apresentar altos níveis de colesterol LDL, que resulta também em doenças cardíacas.

Para quem tem alguns quilos a mais, o câncer também pode ser mais recorrente. Aproximadamente 50% das mulheres obesas estão mais propensas a desenvolver um tumor no endométrio.

Pedra na vesícula biliar é outro transtorno que se desenvolve com frequência no sexo feminino em função do peso. Nesse caso, o fígado elimina bile em grande quantidade e armazena a substância na vesícula. Como esse composto ajuda a dissolver gorduras, uma dieta que ingira mais gordura aumenta a produção, convertendo o excesso em pedras.

Por isso, seguir uma dieta rica em frutas e legumes, buscando dosar os alimentos gordurosos e cheios de açúcar, ajuda no combate à obesidade. Praticar atividades físicas também é fundamental.

Gostou das dicas para sua saúde? Então deixe um comentário! E não esqueça que você sempre encontra novidades aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
sedentarismo
sobrepeso
obesidade
má alimentação

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ