Especialidades

02/04/2015 07:21 - Atualizado em 04/12/2016 11:07

Entenda quais são os diferentes tipos de autismo

O transtorno afeta o desenvolvimento cognitivo e social da criança, mas pode ser tratado.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A pessoa autista tem um transtorno do desenvolvimento que a desabilita de se integrar socialmente e dominar a linguagem e a comunicação. Ela também mantém padrões de comportamento repetitivos e restritivos. Os diferentes tipos de autismo partem desses aspectos e merecem ser conhecidos para fortalecer o combate ao problema.

O grau do transtorno varia, podendo comprometer mais ou menos a saúde do autista. Os quadros podem ser leves, como na síndrome de Asperger, ou mais graves, quando há incapacidade de estabelecer contatos interpessoais e a pessoa se mostra agressiva no meio social.

No Dia Mundial de Conscientização do Autismo, conheça os diferentes tipos do transtorno e saiba como lidar com quem apresenta sintomas.

tipos de autismo

Como o autismo se manifesta?

Existem vários fatores que podem causar o autismo, sejam genéticos ou biológicos. É importante conhecer bem como cada manifestação do problema acontece para que pais, professores e pessoas que convivem com o autista saibam como lidar. Conheça os tipos de autismo.

Autismo clássico

Problemas em se comunicar, dificuldade para interagir com outras pessoas e comportamentos repetitivos caracterizam o autismo clássico. Geralmente, o transtorno é diagnosticado antes dos três anos de idade. Entre os sinais, é possível perceber linguagem atrasada, além de gestos sem sentido e que se repetem.

Essa forma de manifestação causa atraso no desenvolvimento. É importante buscar um médico logo que se percebam os sinais na criança para que o tratamento seja iniciado o quanto antes.

Autismo clássico leve

Essa manifestação do autismo é classificada como “autismo de alto funcionamento”. A criança apresenta atraso na linguagem, não consegue entender a função dos brinquedos e não desenvolve a imaginação em atividades lúdicas. No entanto, ela possui inteligência normal e não demonstra comportamento compulsivo e destrutivo.

Autismo clássico grave

Entre os tipos de autismo, o caso mais grave é o chamado “autismo de baixo funcionamento”. Os sintomas incluem déficits profundos na habilidade de comunicação, comprometimento do convívio social e movimentos repetitivos agressivos. A inteligência, nesse caso, fica abaixo da média.

Outros transtornos não são considerados exatamente autismo, mas também se encontram no espectro dele, por isso são considerados formas alternativas de manifestação. Confira.

Outros tipos de autismo

Síndrome de Asperger

Essa síndrome está contemplada no espectro do autismo mais leve, no qual a criança não apresenta problemas de atraso na linguagem, mas também não consegue associar objetos com a sua nomenclatura. Ela não manifesta seus desejos corretamente, recorrendo à ajuda gestual para indicar o que quer.

Nessa manifestação, o autismo é de alto funcionamento, e as habilidades verbais da criança são excelentes. Os problemas mais significativos se apresentam no momento de desenvolver capacidades motoras.

Transtorno desintegrativo da infância

Esse transtorno também não entra na classificação dos tipos de autismo, mas em seu espectro. Em função das semelhanças com o transtorno, ele é caracterizado como um processo desintegrativo, no qual as habilidades sociais e a comunicação são altamente comprometidas entre os dois e os quatro anos de idade.

Caso você perceba problemas de desenvolvimento em alguma criança e não compreenda como pode ajudar, procure um médico assim que os sinais forem identificados. O autismo ainda não tem cura, mas pode ser tratado e a vida da criança continuará tranquila, principalmente se os pais e familiares participarem do tratamento.

Gostou das dicas de saúde? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar por dentro de todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
autismo
déficit cognitivo
comunicação interpessoal
desenvolvimento infantil

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ