Especialidades

09/09/2015 04:40 - Atualizado em 05/10/2016 04:54

Entenda como as doenças autoimunes afetam o corpo

As doenças têm origem no sistema imunológico, que passa a produzir anticorpos contra o próprio corpo.

POR

Redação

  • +A
  • -A

As doenças autoimunes são causadas pelo sistema imunológico, que passa a funcionar de forma inapropriada e ataca o próprio organismo. As causas não são bem definidas, assim como não é possível determinar os principais sintomas, pois as doenças ocorrem em órgãos diferentes e, consequentemente, possuem quadros clínicos específicos.

A gravidade também varia de acordo com a doença, sendo que a tireoide e o diabetes tipo 1, por exemplo, podem ser controlados e os pacientes podem conviver com o problema. Em geral, os tratamentos ajudam a corrigir o funcionamento inapropriado do sistema de defesa, ajudando a proteger o organismo.

Entenda o que são as doenças autoimunes

As doenças autoimunes consistem em um grupo de doenças distintas que têm como origem o fato de o sistema imunológico produzir anticorpos contra componentes do próprio organismo. O que deveria ser a defesa do corpo começa a confundir suas próprias proteínas com agentes invasores, passando a atacá-las.

mulher diagnosticada com doencas autoimunes

O sistema imunológico é responsável por reconhecer o que é natural do próprio corpo, como células, tecidos e órgãos, e por criar anticorpos capazes de destruir invasores que possam provocar danos, como vírus e bactérias. Porém, a doença autoimune surge quando o sistema de defesa perde essa capacidade de identificação, produzindo anticorpos contra o próprio organismo.

Essa falha do sistema imunológico não possui causas definidas, mas algumas das doenças autoimunes, como a síndrome de Guillain-Barré, por exemplo, podem surgir devido a casos anteriores de doenças infecciosas provocadas por bactérias.

Entre as doenças autoimunes mais comuns estão diabetes tipo 1, lúpus, vitiligo, artrite reumatoide, doença de Crohn, esclerose múltipla, psoríase e doença celíaca.

No caso do diabetes tipo 1, o sistema imunológico produz anticorpos contra as próprias células do pâncreas que produzem insulina, levando a sua destruição e ao aparecimento da enfermidade. Já na tireoidite de Hashimoto, o corpo passa a produzir anticorpos contra a glândula tireoide, destruindo-a e levando o paciente a desenvolver hipotireoidismo.

Apesar de algumas doenças apresentarem sinais inespecíficos, como cansaço, febre, desânimo, emagrecimento e mal-estar geral, cada uma possui um quadro clínico diferente, manifestando-se de uma forma própria. Como atacam órgãos diferentes e de formas distintas, apresentam sintomas específicos.

Saiba Mais
Conheça as diferenças entre artrite e artrose
Doença celíaca mata 42 mil crianças por ano. Veja como proteger seu filho
Psoríase tem cura? Saiba como conviver com a doença

Como tratar essas doenças

O tratamento da maioria das doenças autoimunes consiste na inibição do sistema imunológico por meio do uso de drogas imunossupressoras, como corticoides, por exemplo. Mas, geralmente, cada uma tem seu próprio tratamento. Algumas delas, como diabetes tipo 1 e tireoidite de Hashimoto, não são tratadas com esses medicamentos.

É importante que o diagnóstico do problema seja feito de forma adequada e o quanto antes, aumentando as chances de o tratamento ser mais simples e eficaz. Para diagnosticar as patologias, o médico avalia o quadro clínico e a presença de autoanticorpos no sangue. O autoanticorpo mais comum é o FAN (ANA), que pode estar positivo em várias doenças autoimunes.

Tirou suas dúvidas? Deixe um comentário! E aproveite para conferir mais dicas de saúde aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
doença de Crohn
diabetes
doença celíaca
sistema imunológico

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ