Especialidades

06/02/2016 10:00 - Atualizado em 03/12/2016 01:02

Entenda a importância da preservação ambiental para a saúde

Dia do Agente de Proteção Ambiental é comemorado em 6 de fevereiro.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Respeitar o meio ambiente não significa apenas proteger florestas. Todos os ecossistemas, e inclusive o lugar onde você vive, fazem parte dele. É por isso que a preservação ambiental é tão importante, assim como os profissionais que trabalham diretamente nessa área.

Em 6 de fevereiro, é comemorado o Dia do Agente de Proteção Ambiental. Conheça esse trabalho e entenda mais sobre a relação da natureza com a sua saúde e o seu bem-estar.

casal planta muda para preservação ambiental

Preservação ambiental é questão de saúde

Não é à toa que, quando estamos em férias na serra, na praia ou no campo, sentimo-nos bem. É nosso corpo respondendo à boa qualidade do ar, ao nível controlado de estresse e a um ecossistema mais equilibrado. Quando o ambiente é menos agressivo, sem tanta poluição visual ou sonora, ficamos num estado mais confortável e natural.

Cuidar da preservação ambiental é proteger, também, a nossa saúde. Melhoramos nossa respiração e nosso sono. Ficamos mais tranquilos. Vivemos melhor.

E há quem se encarregue direta e diariamente dessa tarefa. O agente de preservação ambiental fiscaliza, resolve e propõe atividades para conservação e prevenção de danos ao meio ambiente. Ele realiza vistorias, estudos técnicos e análises de impacto ambiental dentro da legislação. Ainda, promove ações educativas.

Esse profissional também é responsável pela segurança e pelo monitoramento ambiental. A graduação de quem atua na área é variada: são biólogos, engenheiros ambientais, veterinários, entre outros, trabalhando em setores ligados a ecologia, parques, projetos ambientais, reservas florestais, agricultura, pecuária e segmentos afins.

A atuação é tão diversa quanto o próprio meio ambiente, que interliga tudo o que nos cerca: pessoas, animais, rios, florestas e o ar.

Consuma com consciência

O agente trabalha com a preservação ambiental e a conscientização a partir do conceito do desenvolvimento e consumo sustentávelEsse é um modelo econômico em que as necessidades são satisfeitas sem prejudicar os recursos existentes e as gerações futuras.

Não é possível degradar o meio ambiente e destruir as cidades sem pensar nas consequências. Mas, para uma preservação ambiental efetiva, o agente de defesa não atua sozinho. É preciso que todos façam a sua parte no dia a dia. Confira algumas medidas para seguir em casa:

1. Recicle o lixo e separe o que não pode ser reciclado - como aparelhos eletrônicos, que têm postos específicos de coleta

2. Não jogue lixo na rua e espere até encontrar a lixeira adequada

3. Dê preferência a alimentos orgânicos

4. Compre de empresas e fornecedores com responsabilidade ambiental

5. Não desperdice água no banho; para limpar carros e calçadas, use a água restante da máquina de lavar

6. Leve suas próprias sacolas para as compras no supermercado

7. Cozinhe em panela de pressão para economizar gás

8. Evite abrir e fechar a geladeira toda hora; retire os ingredientes que você precisar de uma só vez.

Tem mais alguma dica de proteção ambiental? Conte para nós! E aproveite para conferir as novidades de saúde e bem-estar do Vivo Mais Saudável.

TAGS
meio ambiente
poluição
economia
reciclagem

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ