Especialidades

12/11/2014 03:09 - Atualizado em 07/12/2016 04:43

Em 2035, uma em cada dez pessoas terá diabetes segundo a Federação Internacional de Diabetes

A campanha do Dia Mundial de Diabetes deste ano é "Diabetes: proteja nosso futuro", incentivando hábitos alimentares mais saudáveis no dia a dia.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O Diabetes, caracterizada pelos altos níveis de açúcar no sangue, é uma doença crônica, ou seja, que dura a vida toda. Manter o peso ideal e ter um estilo de vida saudável pode prevenir o diabetes tipo 2; o diabetes gestacional também é possível evitar. Já para o diabetes tipo 1 não há prevenção, apenas controle.

Veja agora se você está no seu Peso Ideal

Com informação que faz bem e ferramentas online, o Vivo Mais Saudável espera contribuir para um estilo de vida cada mais saudável. Alimentação e atividade física regular são comprovadamente as melhores armas de defesa para qualquer pessoa em qualquer idade, como bem defende a Federação Internacional de Diabetes.

Veja o nosso especial Diabetes: Prevenção e Controle e acompanhe as dicas de Alimentação Atividade física do portal!

Diabetes é um tema grave e mundial

Abaixo, traduzimos na íntegra um texto da International Diabetes Federation para você ver como o diabetes é uma questão maior do que imaginamos.

“A campanha do Dia Mundial de Diabetes de 2014 marca o primeiro de três anos (2014-16) focados em vida saudável e diabetes. As atividades e materiais deste ano tratarão especificamente do tópico de alimentação saudável e sua importância tanto na prevenção de diabetes tipo 2 quanto no gerenciamento efetivo da doença para evitar complicações.

As últimas estimativas do Atlas da IDF (Federação Internacional de Diabetes) indicam que há 382 milhões de pessoas vivendo com diabetes no mundo. Até 2035, 592 milhões de pessoas, ou uma em cada dez, terá a doença. Outras 316 milhões correm alto risco de desenvolver diabetes tipo 2 e estima-se que este número aumentará para quase 500 milhões em uma geração. O que torna esta pandemia particularmente ameaçadora é que ela permanece escondida da grande parte do mundo. Quase metade de todas as pessoas com diabetes no mundo não foram diagnosticadas.

Faça o teste e descubra se você corre o risco de desenvolver diabetes

Estes fatos e números reiteram a importância urgente de agirmos. A maior parte dos casos de diabetes tipo 2 pode ser prevenida e as complicações severas de diabetes podem ser evitadas por meio de estilos de vida mais saudáveis e ambientes que estimulem e facilitem comportamentos saudáveis.

Diabetes: Proteja nosso futuro

O objetivo das mensagens-chave da campanha é aumentar a conscientização sobre as atitudes que as pessoas podem ter para tomar decisões informadas e acertadas sobre o que comem, e que escolhas saudáveis podem ser fáceis.

Todas as atividades da campanha continuarão sendo assinadas com a frase “Diabetes: proteja nosso futuro”.

A campanha continuará a promover a importância de ação imediata para proteger a saúde e o bem-estar de gerações futuras e alcançar resultados significativos para pessoas com diabetes e em risco.

As mensagens-chave da campanha incluem:

Faça da alimentação saudável uma escolha fácil

Alimentação saudável: faça a escolha certa

Alimentação saudável começa no café da manhã"

(Fonte: Federação Internacional de Diabetes)

Avalie seu condicionamento físico e melhore seus resultados

Abaixo, a relação dos países com maior número de diabéticos segundo a IDF:

(Fonte: Federação Internacional de Diabetes)

Obesidade infantil preocupa

Um levantamento do Ministério da Saúde aponta que 50,8% da população brasileira estava acima do peso em 2013. Uma em cada três crianças com idades entre 5 e 9 anos sofre com o problema da obesidade infantil no Brasil, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O que contribui para colesterol alto, hipertensão, diabetes tipo 2, entre outros problemas já na infância.

O que antes era típico da idade adulta está cada vez mais frequente em crianças. Tem crescido também o risco de infarto e acidente vascular cerebral (AVC) em idades precoces.

Gostou? Então deixe um comentário!

E não esqueça de curtir a página do Vivo Mais Saudável no Facebook para receber informação que faz bem todos os dias!

TAGS
diabetes
diabetes tipo 2
diabetes tipo 1
diabetes gestacional
controle do diabetes
dia mundial do diabetes
alimentação diabetes
atividade física diabetes
para diabéticos

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ