Especialidades

15/12/2014 10:26 - Atualizado em 05/12/2016 09:33

Doação de medula óssea: Brasil tem 3º maior banco de doadores

Cadastro nacional conta com três milhões de pessoas dispostas a realizar doação de medula óssea.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Estrutura localizada na parte interna dos ossos do corpo, a medula óssea é a responsável pela produção das células do sangue e de defesa do nosso organismo. Quando a produção dessas células é afetada, a pessoa começa a sofrer com problemas mais graves, como leucemia e linfomas. Nesses casos, somente uma doação de medula óssea pode ajudar.

Números da doação de medula óssea no Brasil

O drama de quem depende da doação de medula óssea começa na hora de encontrar um doador. Quando não há algum parente ou amigo que seja compatível com o doente, é preciso recorrer a um banco de medula, o Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea. Entre os inscritos no registro, é necessário encontrar alguém que se encaixe em um grupo étnico semelhante ao da pessoa doente.

doacao de medula ossea

O REDOME foi criado em 1998. No ano de 2000, havia apenas 12 mil pessoas inscritas nesse cadastro. Apenas 10% dos doadores brasileiros estavam listados ali. Em contabilização realizada em novembro de 2014, realizada pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), que é responsável pelo registro, ele já contava com mais de três milhões de doadores inscritos.

Hoje 70% dos doadores de medula do Brasil estão cadastrados no registro nacional, o que possibilita um aumento muito significativo nos números de doação de medula óssea no Brasil. O país só fica atrás dos Estados Unidos e da Alemanha no número de doadores cadastrados. E o SUS investe mais de R$ 673 milhões na busca por novos candidatos.

Ao todo, no Brasil, existem hoje 70 centros que realizam o transplante de medula - apenas 26 para transplantes por doação de medula óssea não-parental. O Inca realiza mensalmente uma média de oito transplantes, sendo seis parentais ou autólogos - quando a pessoa doa para si mesma. Os outros dois são não-parentais.

Mesmo com tantas pessoas dispostas a doar e tantas outras precisando de um transplante de medula, os índices dos procedimentos realizados ainda são baixos. Isso porque as chances de incompatibilidade de células entre doadores e adoentados é muito grande. A probabilidade de encontrar um doador que seja compatível é apenas de uma em 100 mil.

Como funciona a doação de medula óssea

O primeiro e principal requisito para doar a medula é o desejo. Você precisa querer ajudar alguém. A partir daí, é só procurar os órgãos responsáveis e iniciar o processo. A retirada do líquido medular é incômoda, mas rápida e não causa grandes riscos a quem faz. Mas o gesto representa a divisão entre a vida e a morte de quem está passando por doenças graves, como são os linfomas e a leucemia.

É preciso ter entre 18 e 55 anos e estar em bom estado de saúde, sem doenças infecciosas ou incapacitantes. Uma vez cadastrado, você pode ser chamado para testes de compatibilidade e para uma posterior doação até completar 60 anos de idade. Depois disso, o seu nome é automaticamente excluído da lista de doadores.

Para se cadastrar como doador voluntário, basta procurar o hemocentro do seu estado. Lá eles lhe darão todas as informações necessárias e realizarão o processo de coleta de sangue. O material coletado é cruzado com o do paciente que precisa de medula e, caso haja compatibilidade, novos exames são realizados. Se você se mantiver na ideia de doar, o procedimento é marcado.

Com uma anestesia peridural ou geral, os médicos retiram uma quantidade de líquido medular da coluna vertebral. Pode haver desconforto no local após os primeiros três dias da retirada, mas é possível retornar à rotina na primeira semana após a doação de medula óssea.

transplantes no brasil

Agora que já sabe como fazer, que tal aderir à doação de medula óssea? Deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
doação de órgãos
medula óssea
transplante
saúde

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ