Especialidades

28/02/2016 07:00 - Atualizado em 31/08/2016 12:56

Diabetes é principal causa de problema nos rins

Pacientes com essa condição podem desenvolver nefropatia diabética.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O diabetes aumenta consideravelmente o risco de desenvolver doenças cardiovasculares. Ele também é causa comum de cegueira e de amputações nas extremidades inferiores do corpo. Como se esses já não fossem motivos suficientes para prevenir a doença, ela é, no Brasil, a principal origem de problema nos rins.

Segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia, cerca de 25% das pessoas com diabetes tipo 1 e até 10% dos portadores do tipo 2 desenvolvem insuficiência renal.

O problema nos rins leva o nome de nefropatia diabética. A doença surge quando os vasos sanguíneos são lesados, como consequência do diabetes, e assim o rim fica incapaz de filtrar o sangue de maneira adequada. Então, substâncias tóxicas se acumulam na corrente sanguínea.

Mulher com problema nos rins põe mão nas costas

A melhor maneira de prevenir a nefropatia diabética, obviamente, é controlando ou prevenindo o diabetes. Estima-se que cerca de 13 milhões de brasileiros convivam com a síndrome, de acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes.

Em novembro de 2015, a Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou para o assunto. Segundo os cálculos da organização, que contabiliza 350 milhões de pessoas com o problema no mundo inteiro, o diabetes será a sétima maior causa de mortes no mundo até 2030.

Como prevenir o diabetes

O diabetes é uma síndrome metabólica que costuma surgir devido a uma deficiência na produção ou na ação da insulina. Esse hormônio permite que a glicose, o açúcar no sangue, seja transformada em energia. O paciente deve procurar orientação médica para conduzir o tratamento.

Mudanças nos hábitos podem ajudar a evitar que a síndrome se desenvolva. Seguir uma dieta balanceada, dormir pelo menos sete horas por dia, não fumar, evitar o consumo exagerado de álcool e praticar exercícios físicos são as melhores maneiras de levar uma vida saudável, longe do diabetes e de problema nos rins.

O histórico familiar e a herança genética podem criar uma predisposição, mas fatores ambientais serão decisivos para o aparecimento do diabetes. Os grupos de risco são pessoas que bebem demais, obesos, sedentários, estressados e idosos. Fora a idade, você pode atacar todas as outras condições.

Como prevenir problema nos rins

Não é apenas o diabetes que pode ocasionar problema nos rins. Fumantes, obesos e pessoas com hipertensão arterial ou que consumam medicações nefrotóxicas também podem desenvolver uma enfermidade renal. Evitar e tratar os fatores de risco é a única forma de prevenção.

Algumas práticas recomendadas para evitar problema nos rins são:

- Diminuir o consumo de sal, gordura e carne vermelha

- Controlar o peso, o colesterol e a glicose

- Monitorar a pressão arterial

- Praticar atividades físicas regularmente

- Moderar o consumo de álcool

- Evitar o cigarro

- Tomar bastante água

- Evitar o consumo de anti-inflamatórios não hormonais.

Uma vez por ano, é recomendável submeter-se a exames laboratoriais para avaliar a saúde dos rins.

Gostou das nossas dicas? Então compartilhe o artigo com seus seguidores nas redes sociais! Se você tem alguma dúvida ou sugestão sobre o assunto, deixe um comentário abaixo. E aproveite para acompanhar outras novidades de saúde e bem-estar aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
nefropatia diabética
nefrologia
problemas renais
diabético

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ