Especialidades

04/02/2015 07:04 - Atualizado em 06/09/2016 04:44

Dia Mundial do Câncer

Alimentação saudável e prática regular de atividades físicas são grandes aliados na prevenção de tumores de causas evitáveis.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Dia Mundial do Câncer, 4 de fevereiro. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), serão diagnosticados cerca de 580 mil novos casos da doença só no Brasil em 2015. O que representa 1.580 pessoas descobrindo que estão com câncer a cada dia.

Campanha do Dia Mundial do Câncer

Para ajudar a diminuir as estatísticas do câncer no país, o Inca e a União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) lançam campanhas de conscientização. O Inca traz o seguinte lema "Qualidade de vida ao nosso alcance: Escolhas saudáveis para prevenir o câncer". Ou seja, trocando em miúdos, a responsa é nossa! Podemos ir ao encontro desta e de outras doenças ou levar um estilo de vida que fortaleça o organismo e diminua a chance de problemas futuros com a saúde.  E então, qual caminho você prefere seguir?

Dia Mundial de Combate ao Câncer

O Vivo Mais Saudável fortale a campanha do Dia Mundial do Câncer com dicas diárias para você ter um estilo de vida saudável. Nas suas escolhas do dia a dia, tente: privilegiar alimentos naturais, levar uma vida sem tabaco, moderar o consumo de bebidas alcoólicas, praticar exercício físico regularmente e evitar a exposição excessiva ao sol. Manter-se informado também é importante para saber das principais recomendações do Ministério da Saúde.

Escolhas saudáveis devem ser adotadas o quanto antes, se possível, desde a infância. Quem supera o câncer descobre a importância disso da pior maneira possível. Lúcia Soutelinho, hoje com 63 anos, diagnosticou câncer de pulmão quando estava com 55 anos. Depois de vencer a doença com tratamento no Inca, Lúcia mudou de vida.

"Minha alimentação era péssima, baseada no cafezinho acompanhando o cigarro. Não sabia o que era comer uma fruta! Hoje, dou valor à alimentação saudável e não consigo imaginar meu dia a dia sem uma maçã ou uma banana", conta Lúcia.

Reflita sobre o lema da campanha e encare seu estilo de vida como a principal medida de prevenção de doenças. "Campanhas como essa levam à população informação valiosa para conscientização da importância da adoção de um estilo de vida que reduza os riscos do câncer", afirma Luiz Antonio Santini, diretor-geral do Inca.

Fatores de risco do câncer

Obesidade

Etse é um dos fatores de risco para diferentes tipos de câncer. No Brasil, de acordo com o estudo Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico de 2013, os números mostram que 50,8% dos brasileiros estão acima do peso ideal. Destes, 17,5% estão obesos.

Veja agora se você está no seu Peso Ideal

Por outro lado, um fator de proteção contra o câncer é a atividade física regular. Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde divulgada no fim de 2014, quase metade da população brasileira é sedentária, 46% dos brasileiros estão insuficientemente ativos. A regularidade da prática de exercícios físicos é fundamental  para evitar um quadro de obesidade.

Tabagismo

Apesar de progressos recentes, o tabagismo, ainda é um problema muito sério no país, causando mais de 90% dos tumores no pulmão diagnosticados. De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar, de 2012, quase 20% dos jovens de 13 a 15 anos já experimentaram produtos de tabaco. Destes, 5,1% fumam regularmente.

Se você é fumante, faça aqui o teste Dependência de Cigarro

Excesso de Álcool

Na mesma pesquisa, verificou-se que 31,7% dos jovens dessa faixa etária tomaram a primeira bebida alcoólica com 13 anos ou menos. O consumo excessivo do álcool é fator de risco para câncer de boca, faringe, laringe, intestino, esôfago, entre outros.

Descubra se você bebe socialmente ou está sob risco de Dependência do Álcool

Mudança de atitude no Combate ao Câncer

Dia Mundial de Combate ao CâncerPara mudar, basta começar! Veja alguns passos que já fazem grande diferença para sua saúde:

  • Largue o cigarro;

  • Diminua o consumo de bebidas alcooólicas;

  • Invista em alimentos naturais;

  • Pratique exercícios físicos regularmente.

Com esses quatro passos, você terá não apenas a prevenção do câncer, mas uma vida melhor, com mais disposição física e menos problemas de saúde.

Importância dos exames

No mundo, o câncer é a segunda doença que mais mata, perdendo apenas para doenças cardiovascularesPor ano, cerca de 8 milhões de pessoas são vítimas dos mais de 200 tipos de tumores. A Organização Mundial da Saúde estima que, em 2035, o número de pessoas diagnosticadas com câncer dobre, chegando a 24 milhões de pessoas.

Dia Mundail de Combate ao Câncer

Para reduzir o risco de câncer, a adoção de hábitos saudáveis não basta. É preciso estar com os exames regulares de saúde em dia, já que o diagnóstico precoce oferece chances de cura muito maiores. 

Veja se você está com os exames em dia aqui

Saúde do Homem

Um exemplo de câncer que pode ser tratado muito antes de chegar a um estado avançado é o de próstata. Atualmente, o exame de sangue PSA indica a possibilidade da próstata estar comprometida, porém a o diagnóstico preciso para Câncer de Próstata é apenas com o toque retal.

Mais sobre Câncer de Próstata no Especial Saúde do Homem

Estudos realizados em junho de 2014 pela Sociedade Brasileira de Urologia apontam que 51% dos homens não vão ao urologista ou cardiologista com regularidade. Mesmo assim, o temor pelo diagnóstico de câncer é realidade para 20% dos 3.500 entrevistados.

Saúde da Mulher

As mulheres também precisam ter uma rotina regular de exames. A partir dos 40 anos, a mamografia deve ser realizada anualmente. Para mulheres com casos de câncer na família, o monitoramento pode começar aos 30 anos de idade. Conheça a história da Rê em quatro episódios. A publicitária divide com você a descoberta do câncer de mama aos 32 anos de idade, o dia a dia do tratamento e como foi a vitória contra a doença!

Mais sobre Câncer de Mama no Especial Saúde da Mama

Viu como é importante adotar hábitos saudáveis e realizar exames de rotina? Deixe um comentário! E não esqueça de curtir o Vivo Mais Saudável no Facebook para ficar ligado em todas as nossas dicas e novidades.

TAGS
câncer
doença
saúde
dia mundial do câncer
prevenção câncer
câncer de próstata
câncer de mama
números câncer brasil
hábitos saudáveis

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ