Especialidades

20/01/2016 10:00 - Atualizado em 29/10/2016 11:50

Dia do Farmacêutico: Conheça a importância da profissão

A data é voltada para o reconhecimento dos profissionais, que podem atuar em mais de 70 áreas diferentes, no Brasil.

POR

Redação

  • +A
  • -A

No dia 20 de janeiro é comemorado o Dia do Farmacêutico, profissional que trabalha em diversas áreas além da farmácia, sua atuação mais conhecida.

A maioria das pessoas não sabe, mas a formação em Farmácia permite que o farmacêutico trabalhe também em locais como hospitais, clínicas e laboratórios de análises, podendo atuar em mais de 70 áreas diferentes, no Brasil.

dia do farmacêutico - interior da farmácia

Sobre o Dia do Farmacêutico

O Dia do Farmacêutico é comemorado em 20 de janeiro, dia em que foi fundada a Associação Brasileira dos Farmacêuticos (ABF), em 1916, no Rio de Janeiro. Na época, essa era a maior instituição representativa da área no país, surgindo em um momento de dispersão da classe farmacêutica e buscando o ressurgimento da profissão.

Com o intuito de aumentar a visibilidade e o reconhecimento da profissão, o Conselho Federal de Farmácia, por meio da Resolução nº 460, de 23 de março de 2007, reconheceu o dia 20 de Janeiro como o Dia do Farmacêutico no Brasil. Já a oficialização da data ocorreu em 2010, com a aprovação da lei n° 12.338.

O Dia do Farmacêutico tem como objetivo reunir as gerações de profissionais da saúde que operam em diferentes áreas de atuação, além de conscientizar sobre a importância das contribuições da profissão farmacêutica.

Em Portugal, como em diversos outros países, o Dia do Farmacêutico é comemorado em 26 de setembro, que é também o dia dos santos Cosme e Damião. Os gêmeos atuavam na saúde, sendo que São Cosme era médico, enquanto seu irmão, São Damião, era farmacêutico. Por isso, são considerados os padroeiro da área.

Já em âmbito mundial, a data é comemorada em 25 de setembro, tendo sido instituída pelo Conselho da Federação Internacional Farmacêutica (FIP) como o Dia Internacional do Farmacêutico.

Saiba Mais
Beleza com saúde: Conheça os cosméticos seguros
Confira itens indispensáveis para sua farmácia caseira
Cuidado: Intoxicação por medicamentos pode matar

Saiba mais sobre a profissão

A área de atuação do farmacêutico é bastante abrangente. Ele pode trabalhar tanto em um laboratório que produza medicamentos quanto em hospitais, auxiliando médicos em relação aos remédios utilizados em tratamentos. Sem contar, é claro, a tradicional farmácia e também as indústrias, a área de cosméticos, a agricultura e outros lugares que produzam ou distribuam medicamentos.

Na formação de Farmácia, que consiste em um curso de Ensino Superior, os profissionais recebem especialização no desenvolvimento e na manipulação de medicamentos, atuando principalmente com assistência farmacêutica.

Além de serem responsáveis pela manipulação, pelo controle e pelo desenvolvimento de medicamentos, os profissionais também são aptos a trabalhar com cosméticos, vitaminas, produtos de higiene, entre outros.

No Brasil, o farmacêutico pode atuar em 71 áreas diferentes, como administração de laboratório clínico, administração hospitalar, auditoria farmacêutica, biofarmácia, farmácias em geral (dermatológica, hospitalar, homeopática, clínica), hematologia clínica, microbiologia, toxicologias (clínica, ambiental, veterinária, forense) e vigilância sanitária.

Que achou do artigo? Deixe um comentário! E aproveite para conferir as dicas de saúde e bem-estar do Vivo Mais Saudável.

TAGS
data comemorativa
farmácia
medicamentos
cosméticos

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ