Especialidades

16/04/2015 08:15 - Atualizado em 05/12/2016 03:31

Dia da Voz: Cuide com carinho da sua garganta

Manter hábitos saudáveis e ter alguns cuidados diários é fundamental para a voz.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Em 16 de abril é comemorado o Dia da Voz, que é um dos nossos principais meios de comunicação. A data foi definida em 2003 e, desde então, visa a conscientizar as pessoas sobre a importância de cuidar da voz e como identificar alterações para diagnosticar precocemente qualquer doença.

A campanha do Dia da Voz desenvolve ações que promovem a saúde vocal, divulgando informações e os principais cuidados que a garganta exige. Manter hábitos saudáveis, não cometer excessos e descansar corretamente são algumas dicas importantes para cuidar da voz.

dia da voz

Importância do Dia da voz

A voz é o som resultante da vibração das cordas vocais, que ficam localizadas na laringe. Ela é a forma mais comum de comunicação, tendo grande importância para as relações sociais e profissionais das pessoas. Para manter a voz saudável e evitar doenças, é preciso ter cuidados para utilizá-la de forma correta.

É importante ficar atento às alterações para diagnosticar precocemente novas doenças. A principal maneira de perceber um problema é através da rouquidão, que pode ser provocada por esforço vocal, infecção respiratória, alterações benignas ou da mobilidade das cordas vocais, e ainda por um tumor. Quando dura mais de 15 dias, é indicado procurar um otorrinolaringologista.

As doenças da voz mais frequentes são fuga glótica, laringite (inflamação das cordas vocais), lesões benignas (pólipos, nódulos e quistos), refluxo, paralisia das cordas vocais e cancro da laringe.

O Dia da Voz também atenta sobre os principais fatores que podem agredir e comprometer o nosso principal meio de comunicação. Manter maus hábitos, como uma alimentação desequilibrada, falta de exercícios físicos e, principalmente, o fumo, prejudica as cordas vocais significativamente.

Também é possível identificar o uso errado da voz quando se fala em tons demasiado agudos ou graves, com intensidade elevada, com a voz percutida (ritmada) e acentuação ou reforço da primeira sílaba de cada palavra. Ataques de tosse, pigarrear e mudar de temperatura drasticamente também são fatores que prejudicam a saúde vocal.

Alguns profissionais que exigem muito da voz, como professores, operadores de telemarketing, vendedores e cantores, precisam ter cuidados redobrados. Nesses casos, é fundamental dormir e descansar corretamente.

dia da voz

Dicas para o Dia da Voz

No Dia da Voz, vale saber algumas dicas de como mantê-la mais potente, limpa e saudável.

Beba bastante água

A hidratação garante uma voz mais saudável e limpa. Além da água, água de coco também é uma ótima opção. Em ambientes secos e com ar condicionado, a ingestão deve ser ainda mais frequente, pois a falta de umidade prejudica a voz.

Não grite

Falar alto acaba exigindo muito das cordas vocais. O esforço excessivo desgasta a voz e causa problemas como rouquidão.

Faça pausas

Falar por muito tempo sem pausas provoca cansaço e desgaste das cordas vocais.

Pratique atividades físicas

Realizar exercícios físicos regularmente também traz benefícios para a voz.

Cuide da respiração

Respirar corretamente é fundamental para a saúde da voz. Utilize técnicas e mantenha as narinas limpas e hidratadas.

Gostou das dicas? Deixe seu comentário! E continua ligado para conferir mais novidades de bem-estar aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
voz
garganta
fala
hidratação

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ