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27/04/2015 11:32 - Atualizado em 01/12/2016 02:28

Controle dos triglicérides é essencial para uma vida saudável

Alimentação balanceada e prática de exercícios físicos colaboram para o bom funcionamento do organismo.

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Redação

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Os triglicérides são as principais gorduras do nosso organismo. Podem ser adquiridos por meio da alimentação ou produzidos pelo nosso próprio fígado. Ficar de olho nos níveis deles em nosso corpo é fundamental para garantir uma saúde em dia.

Apesar de algumas pessoas acharem que os triglicérides e o colesterol são a mesma coisa, na realidade eles são moléculas separadas, de origem bioquímica distinta, mas que participam de um mesmo processo de manuteção do organismo.

triglicerides

A importância dos triglicérides 

Os triglicérides têm a função de fornecer energia para o organismo. Eles servem como reserva enérgica para momentos de jejum prolongado ou alimentação insuficiente.

A camada de gordura também isola o nosso organismo, preservando calor e mantendo a sua temperatura natural. Além disso, ela tem papel fundamental no transporte e na absorção das vitaminas lipossolúveis A, D, E e K.

Porém, apesar de a presença dessas gorduras ser importante, é preciso ficar atento aos seus níveis. Para um corpo saudável, elas não devem ultrapassar 200mg/dL. Confira a classificação:

Normal: abaixo de 150 mg/dL

Moderado: entre 150 e 199 mg/dL

Alto: entre 200 e 499 mg/dL

Muito alto: maior ou igual a 500 mg/dL.

Para detectar a quantidade de gorduras em seu organismo, basta fazer um exame de sangue específico, prescrito pelo seu médico. Lembre-se: é muito importante realizar exames regularmente.

Quais cuidados devemos ter

Para aqueles que apresentam uma taxa elevada de triglicérides no sangue, o tratamento é fundamental para se prevenirem de riscos. Eliminar alguns quilinhos, reduzir o consumo de colesterol ou gordura saturada e apostar em uma alimentação saudável e na prática de exercícios físicos são algumas das alternativas para conquistar um organismo mais equilibrado.

Em alguns casos, é necessário o uso de medicamentos. Mas fique atento, pois apenas um médico poderá lhe indicar o tratamento exato para o seu corpo.

Para um organismo saudável, evite alimentos como frituras em geral, doces, manteiga, margarina, pão, massas, carnes gordurosas, frango com pele, leite, queijos amarelos, refrigerantes e bebidas alcoólicas.

Embora a lista de vilões da dieta seja grande, as opções saudáveis, que ajudam a controlar o nível de triglicérides, também são muito variadas.

Procure inserir na sua alimentação diária frutas, azeite de oliva, pão integral, aveia, carnes magras, peixes, leite ou iogurte desnatado, queijo branco, sucos naturais e preparações assadas ou cozidas. Além disso, beba muita água.

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Consequências dos triglicérides altos

O nível alto de triglicérides no sangue não causa sintomas, por isso é preciso realizar exames regulares para ficar de olho na sua saúde. Quantidades fora de controle podem acarretar doenças de coração, como infarto do miocárdio, e aumentar o risco de Acidente Vascular Encefálico (AVE).

Taxas muito elevadas também são associadas ao aumento de depósito de gorduras no fígado, causando uma alteração chamada esteatose hepática. Para casos graves, quando ultrapassam 1000mg/dL, o paciente pode apresentar pancreatite aguda.

Não deixe de conversar com seu médico sobre sua rotina alimentar e física e, caso estiver com o nível de triglicérides alto, faça o tratamento mais adequado. Desenvolver hábitos saudáveis contribui para uma vida mais feliz.

Você está com os triglicérides em dia? Comente aqui! E não esqueça que sempre tem novidade sobre saúde e bem-estar aqui no Vivo Mais Saudável.

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gordura
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