Especialidades

29/02/2016 06:00 - Atualizado em 02/12/2016 09:41

Conheças as principais doenças causadas por vírus

Febre, dor de cabeça e cansaço são alguns dos sintomas de viroses.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Entre os diversos problemas de saúde que nos incomodam, uma boa parte é fruto de doenças causadas por vírus. Seria ótimo se eles fossem todos iguais, mas há milhares de espécies desses micro-organismos.

Cada tipo de vírus que é capaz de infectar as células humanas e causar diferentes sintomas. O modo de transmissão varia e o tratamento, também. Algumas doenças são facilmente combatidas com vacinas e medicamentos antivirais, enquanto outras são mais perversas.

E a virose?

Quando uma pessoa tem um ou mais sintomas como dores de cabeça, febre, diarreia, vômito e cansaço, em um nível moderado, é comum que se diga que ela está com uma virose. O que é isso, afinal de contas?

A virose, na realidade, não é uma doença específica, mas sim o nome genérico que se costuma dar a doenças causadas por vírus que não são identificados. Seus sintomas geralmente são leves e, para tratá-la, basta repousar e tomar muita água.

médico explica a paciente quais são as doenças causadas por vírus

Principais doenças causadas por vírus

Quando o vírus causador da doença é identificado, paramos de chamá-la de virose e passamos a respeitar sua denominação específica. O tratamento também passará a ser direcionado de acordo com as particularidades do micro-organismo em questão.

Confira abaixo algumas das principais doenças causadas por vírus e saiba como combatê-las.

Gripe

Causada pelo Influenza, é uma das doenças virais mais comuns. Febre, tosse, dores no corpo e cansaço são os principais sinais. O tratamento é indicado para aliviar os sintomas. É possível tomar, anualmente, a vacina contra a gripe para prevenir seu aparecimento.

Aids

A doença, provocada pelo vírus HIV, já foi responsável por dezenas de milhões de mortes desde que foi descoberta, nos anos 1980. Ela pode ser transmitida em relações sexuais, pelo leite materno ou por transfusão de sangue contaminado. Não há cura, mas o tratamento com antirretrovirais ajuda a conviver com a doença e aumentar a expectativa de vida.

Dengue, zika e chikungunya

A picada do temido mosquito Aedes aegypti pode causar no ser humano diversas doenças, entre elas a dengue, a febre chikungunya e a infecção pelo zika vírus. Não há cura para nenhuma das três enfermidades e os sintomas são parecidos: febre, dores pelo corpo, dor de cabeça e cansaço.

Herpes

O herpes simples, causado pelos vírus HSV-1 e HSV-2, não tem cura e se caracteriza por bolhas na pele em volta dos lábios (herpes bucal) ou em volta dos órgãos genitais (herpes genital). Casos corriqueiros não precisam de tratamento, mas, se os sintomas se prolongarem, é possível tomar antivirais para combatê-los.

Poliomielite

Também chamada de paralisia infantil, é uma doença altamente contagiosa, causada pelo polivírus, que afeta principalmente crianças, paralisando total ou parcialmente membros inferiores. A vacina contra a pólio é bastante efetiva na prevenção a essa terrível doença.

Hepatite C

A hepatite C, causada pelo VHC, é considerada a principal epidemia da humanidade hoje. Sua transmissão ocorre por contato sanguíneo. Quando o quadro apresenta sintomas e complicações, podem-se tomar antivirais para eliminar o vírus. Diferentemente de outros tipos de hepatite, não existe vacina contra a C.

Outras doenças

Outras doenças causadas por vírus que também são conhecidas são a caxumba, o sarampo, a catapora, a raiva e a febre amarela. Todas essas possuem vacinas eficazes.

Gostou do artigo? Então compartilhe o conteúdo com seus seguidores nas redes sociais! Caso ainda tenha dúvidas sobre as doenças virais, deixe um comentário abaixo com a sua pergunta. E não se esqueça de conferir outras dicas de saúde aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
doenças virais
virose
sintomas
vacina

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ