Especialidades

27/05/2015 05:23 - Atualizado em 24/11/2016 10:22

Conheça os benefícios do tratamento hormonal

Acne, menopausa e diminuição da libido estão relacionadas aos níveis de hormônios no organismo.

POR

Redação

  • +A
  • -A

No corpo humano, há diferentes tipos de hormônios, cada qual com um efeito e uma função específica. Algumas vezes, porém, ocorrem variações na produção dessas substâncias, causando uma série de mudanças no organismo. Para regulá-las, o o tratamento hormonal é indicado.

Assim como diversos tipos de hormônios existem, diferentes tratamentos podem ser encontrados. Estimular crescimento, funções endócrinas e desenvolvimento de sistemas são apenas alguns dos objetivos. Saiba mais.

tratamento hormonal

Tratamento hormonal para acne

O surgimento de cravos e espinhas é muito comum nos jovens, mas, dependendo da intensidade da pele acneica, cicatrizes e manchas podem durar a vida inteira. O tratamento hormonal depende inteiramente da gravidade do caso e é indicado para casos de acne moderada e severa.

Para as mulheres, o uso de contraceptivos hormonais orais, mais conhecidos como pílulas anticoncepcionais, é uma ótima alternativa para resolver o problema. Esse medicamento atua na circulação de androgênios, os hormônios que contribuem para o surgimento da acne.

Com a pílula, essa produção é reduzida. O resultado é uma pele mais lisa, livre do incômodo das inflamações.

Reposição hormonal feminina

Outro tratamento hormonal muito popular é a reposição, especialmente durante a menopausa. Esse momento natural da mulher, geralmente entre os 45 e os 50 anos, representa a fase em que o corpo para de produzir os hormônios estrógeno e progesterona, trazendo sintomas que algumas mulheres julgam muito desagradáveis.

Além do fim da menstruação, ondas de calor, suores noturnos, insônia, irritabilidade e diminuição no desejo sexual são alguns dos desafios que as mulheres enfrentam, nesse período.

O tratamento hormonal de reposição tem finalidade de aliviar os sintomas, não de cessar a menopausa. O processo utiliza doses baixas de estrógenos, por via oral, tópica ou com implantes. O tempo do processo varia para cada pessoa, de acordo com a diminuição das sensações desagradáveis.

tratamento hormonal

Reposição hormonal masculina

Os homens também também podem sofrer com alguns sintomas desagradáveis, quando há diminuição na produção de testosterona, o principal hormônio masculino. O tratamento hormonal é indicado quando há sinais dessa baixa no organismo.

Os sintomas mais comuns que acometem homens, geralmente a partir dos 40 anos, são sonolência, desânimo, melancolia, diminuição da libido e dificuldade de ter ou manter a ereção.

Para minimizar essas consequências da idade, a reposição hormonal para essa deficiência androgênica é feita apenas com testosterona, podendo ser por meio de injeção intramuscular ou aplicação em forma de gel.

Converse com um especialista

Para encontrar o tratamento hormonal ideal, é imprescindível conversar com um especialista. Um endocrinologista poderá avaliar os sintomas apresentados e sugerir o melhor caminho a ser seguido para regular e normalizar os hormônios.

É muito importante ter em mente que dosagens ou hormônios errados podem causar uma série de consequências ao organismo. Por isso, visite um médico qualificado para obter bons resultados e manter o corpo saudável.

Você está precisando de algum tratamento hormonal? Comente aqui! E não esqueça de acompanhar as novidades de saúde do Vivo Mais Saudável.

TAGS
hormônios
reposição hormonal
acne
testosterona

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ