Especialidades

26/01/2015 05:19 - Atualizado em 11/12/2016 11:42

Confira quais são os principais sintomas de TDAH em adultos

Esquecimentos, atrasos frequentes, agitação e dificuldade de se expressar podem ser sintomas de TDAH.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade, chamado de TDAH, geralmente aparece na infância e acompanha a pessoa até a vida adulta. Quando criança, os sintomas de TDAH são basicamente desatenção e hiperatividade. Já os adultos continuam apresentando sinais de distração e esquecimento, mas diminuem os quadros de inquietude.

sintomas de tdah

O TDAH é um transtorno associado a uma disfunção na área do córtex cerebral, conhecida como lobo pré-frontal. Quando ocorre a alteração nessa parte do cérebro, seu funcionamento acaba ficando comprometido. É então que surgem os sintomas de TDAH, como dificuldade de concentração e de memorização, hiperatividade e impulsividade.

Sintomas de TDAH em adultos

Segundo dados da Associação Brasileira de Déficit de Atenção (ABDA), cerca de 4% da população adulta tem déficit de atenção e, aproximadamente, 80% dos casos tiveram início na infância. É comum que esse tipo de transtorno não seja identificado logo cedo, pois muitas pessoas acham normal a criança ser agitada e desatenta.

Porém, quando essas características são frequentes e excessivas, é importante procurar um profissional para fazer o diagnóstico o quanto antes. Se não tratado, o transtorno pode se agravar e afetar significativamente a qualidade de vida de crianças e adultos.

Os sintomas de TDAH em adultos podem ser identificados mais facilmente, pois não é comum que uma pessoa adulta não consiga se concentrar ou ficar muito tempo parada. Os problemas aparecem principalmente na vida profissional, pois os pacientes desse transtorno têm problemas com distração, baixo rendimento, atrasos frequentes e esquecimento de compromissos.

Outro sinal é que são inquietos, tendo muita dificuldade de relaxar, quando acordados. Eles também vivem mudando de uma atividade para outra, seja um assunto ou uma tarefa de trabalho. São impulsivos e têm dificuldade em avaliar seu próprio comportamento

Os adultos com TDAH podem, ainda, ser considerados egoístas, pois não conseguem prestar atenção e nem manter um diálogo por muto tempo. Assim, parecem que estão preocupados apenas consigo mesmos, quando na verdade simplesmente não conseguem manter o foco.

São frequentes os casos de pessoas que sofrem com problemas associados. Por não saberem lidar com os sintomas de TDAH e, muitas vezes, não identificarem que têm esse problema, elas acabam recorrendo ao uso de drogas e álcool para aliviar os quadros de ansiedade e depressão.

Tratamento e controle dos sintomas de TDAH

É comum encontrar crianças e adultos que tenham dificuldade em manter a concentração, que costumem ser agitadas e que tenham problemas para finalizar uma tarefa. Quando se trata dos sintomas de TDAH, essas situações são mais frequentes e, os efeitos, muito mais intensos.

É nessa hora que se deve procurar ajuda profissional, pois o diagnóstico precoce colabora muito. Existem tratamentos que podem prevenir e aliviar o sofrimento dos pacientes. Os casos mais leves geralmente são tratados com acompanhamento pedagógico e terapia comportamental. Em quadros elevados de TDAH, é preciso complementar o tratamento com medicamentos.

Gostou das dicas? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar por dentro de todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
psicologia
ansiedade
vida profissional
transtorno

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ