Especialidades

07/12/2015 11:12 - Atualizado em 12/01/2017 03:06

Como baixar a pressão de maneira saudável

Consumindo alguns alimentos específicos e mantendo hábitos saudáveis, é possível controlar a pressão arterial.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Ao sentir sintomas como palpitações, dores de cabeça, sudorese, pulsação rápida, tontura, cansaço e zumbido nos ouvidos, é sinal de que a pressão arterial pode estar alta. Quando isso acontece, é importante tomar algumas medidas rápidas para controlar o problema. Aprenda como baixar a pressão com soluções naturais.

Saiba como baixar a pressão

A pressão arterial alta, ou hipertensão arterial (HTA), é um dos problemas de saúde mais comuns no mundo, além de ser considerada uma doença muito perigosa para o ser humano. Ela é caracterizada pelo aumento contínuo de pressão sanguínea das artérias, o que pode causar sérias complicações e, inclusive, a morte.

Além dos medicamentos prescritos pelos profissionais da saúde, é possível também baixar a pressão com técnicas naturais, como o consumo de alguns alimentos e a prática regular de atividades físicas. Uma das maneiras mais simples é reduzir o consumo de sal e comer frutas e verduras ricas em potássio, magnésio e cálcio. 

médico avaliando como baixar a pressão da paciente

O alho é considerado um remédio natural contra a pressão alta, pois possui um ótimo efeito na dilatação das artérias, ajudando a prevenir a formação de trombos. Basta incluir um dente de alho na dieta diária para aproveitar os benefícios.

Segundo um estudo realizado na Universidade de Colônia, na Alemanha, consumir chocolate amargo ajuda a baixar a pressão arterial. Isso ocorre porque o alimento contém flavonoides, um elemento muito importante para manter o coração funcionando corretamente. No entanto, os especialistas recomendam ingerir pequenas doses.

Outra forma natural de combater a hipertensão é consumindo aveia. Isso porque o grão contém uma grande quantidade de fibras solúveis, que diminuem os níveis de colesterol ruim e, consequentemente, reduzem os riscos de incidência da elevação da pressão.

Saiba Mais
Saiba diferenciar os sintomas de hipoglicemia e pressão baixa
Veja o que fazer diante de uma crise de pressão alta
Corrida emagrece e melhora a saúde do coração

Ainda, uma maneira simples de baixar a pressão e que muita gente não sabe é bebendo bastante água diariamente. Ela colabora porque limpa as toxinas nocivas presentes no sangue e elimina os sais excessivos, fatores responsáveis por comprometer o sistema circulatório.

infográfico como baixar a pressão

Dicas para evitar problemas de pressão

Alguns fatores de risco contribuem para o desenvolvimento de pressão arterial alta, como obesidade, hereditariedade, estresse, alimentação deficiente, excesso de sódio, abuso de álcool e tabagismo.

Por isso, uma das principais medidas para manter a pressão regulada é ter uma alimentação saudável e equilibrada. Deve-se evitar também o excesso de sódio tanto na adição do sal de cozinha na preparação dos alimentos quanto no consumo de lanches processados com aditivos químicos, como sopas prontas, molhos, bacon, presunto e salsichas.

Além disso, para quem possui casos de hipertensão na família, os cuidados devem ser redobrados. Diminuir a ingestão de álcool, não fumar e praticar atividades físicas regularmente são formas não só de ajudam a baixar a pressão sanguínea, mas também de proporcionar bem-estar e relaxamento.

Que achou das dicas de saúde? Deixe um comentário! E aproveite para conferir outras novidades aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
coração
hipertensão
colesterol
alimentação

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ