Especialidades

24/10/2015 09:22 - Atualizado em 07/12/2016 06:11

Cistite intersticial: Conheça a Síndrome da Bexiga Dolorosa

Doença crônica causa sintomas desagradáveis, como dor e urgência para urinar.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A cistite intersticial, também chamada de Síndrome da Bexiga Dolorosa, é uma doença crônica que causa a inflamação da parede da bexiga e não tem causas conhecidas. O problema acomete mais o público feminino, especialmente acima dos 40 anos.

Vale ressaltar que existem mais tipos de cistite e que nem todas possuem os mesmos sintomas e riscos. No caso da Síndrome da Bexiga Dolorosa, o paciente sente urgência para urinar, acompanhada de dor crônica, especialmente quando a bexiga está cheia.

homem com cistite intersticial

Entenda a cistite intersticial

Uma das principais diferenças da cistite intersticial para outros tipos é que a dor não ocorre ao urinar, mas, sim, momentos antes da ida ao banheiro. Geralmente, é aliviada após a micção. O problema compromete a qualidade de vida do paciente, causando desconforto recorrente ao longo do dia e interferindo na sua disposição para os compromissos do cotidiano.

Além da dor e da urgência para urinar, outros sintomas associados à cistite intersticial são dor na pélvis, desconforto nas relações sexuais, dor entre a vagina e o ânus, no caso das mulheres, e entre a bolsa escrotal e o ânus, no caso dos homens.

Não existe consenso sobre a causa do problema, mas alguns fatores podem estar ligados à doença, tais como infecções e causas psicológicas, neuropáticas ou vasculares. Outra motivo bastante estudado é a perda na capacidade de impermeabilidade do revestimento interno da bexiga. Sabe-se que dificilmente a cistite ocorre de maneira isolada.

Saiba Mais
Cistite pode atrapalhar a relação sexual
Aprenda como evitar infecção urinária com dicas simples
Dores no abdômen podem indicar infecção intestinal

Diagnóstico e tratamento

A cistite intersticial afeta, principalmente, o bem-estar. Muitas vezes taxados como estressados ou até sem apetite sexual, os pacientes precisam de ajuda profissional para lidar com o problema. A dor quando a bexiga enche ou esvazia não é normal e precisa de acompanhamento médico. Um urologista ou ginecologista poderá identificar o problema e iniciar o tratamento adequado.

O tratamento para a cistite intersticial consiste no alívio dos sintomas. Até o momento, não existe nenhum método eficaz para a cura do problema. A combinação de diferentes medicamentos visa a diminuir a frequência com que a pessoa precisa ir ao banheiro, além de minimizar a dor causada pelo problema.

Uma mudança na dieta do paciente pode se fazer necessária. Em alguns casos, a intervenção cirúrgica também é indicada. No entanto, para um tratamento eficaz, o paciente deverá passar por uma série de exames, a fim de afastar a chance de qualquer outro problema no trato urinário.

O indivíduo que sofre com dor constante e urgência para urinar não precisa comprometer a sua qualidade de vida. Procurar um profissional e explicar a situação é uma atitude simples e que garante mais saúde e bem-estar.

Você já teve sintomas de cistite? Como tratou o problema? Deixe um comentário! Você pode ajudar outros leitores do Vivo Mais Saudável.

TAGS
inflamação
dor ao urinar
trato urinário
sintomas

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ