Dra. Vivian Urbanejo Romero

ESPECIALIDADE

Fonoaudiologia

ONDE ATENDE

Associação Cruz Verde, Consultório particular (Moema/ Campo Belo) e Atendimento em domicílio

Dra. Vivian Urbanejo Romero

Apresentação

Mestre em Ciências da Reabilitação, especializada em Linguagem do Adulto e do Idoso e em Reabilitação Neurológica com experiência na área de transtornos neurológicos adquiridos da fala, linguagem e deglutição;

Atua predominantemente em Unidades de Internação e Ambulatórios de Disfagia e Linguagem, além de grandes centros de referência de São Paulo: Hospital das Clínicas, Centro de Reabilitação da Polícia Militar, Hospital São Camilo, Associação Cruz Verde.

O que Trata

Disfagias neurogênicas, déficits linguístico-cognitivos, afasias, disartrias e apraxia de fala.

Formação Acadêmica

Mestrado em Ciências da Reabilitação, pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo FMUSP (2013); Especialização em Linguagem do Adulto e do Idoso pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo FMUSP (2009); Especialização em Reabilitação Neurológica pela Universidade Federal de São Paulo na Escola Paulista de Medicina UNIFESP (2009); Graduação em Fonoaudiologia pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo FCMSCSP (2007).

Cargos e Títulos

Mestre em Ciências da Reabilitação na área Comunicação Humana;
Especializada em Linguagem do Adulto e do Idoso, e em Reabilitação Neurológica;
Fonoaudióloga na Associação Cruz Verde;

Docente do Curso de Geriatria do Instituto de Pesquisa e Ensino Médico IPEMED;

Foi supervisora do Aprimoramento Profissional de Fonoaudiologia em Neuro-Geriatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo FMUSP.

Especialidades

06/08/2015 06:00 - Atualizado em 01/12/2016 11:16

Charme? Nem tanto. Quem tem rouquidão se queixa desse problema na voz

Fonoaudióloga explica possíveis causas, como encontrar o melhor tratamento e dá algumas dicas de como manter a saúde vocal.

POR

Dra. Vivian Urbanejo Romero

  • +A
  • -A

Rouquidão é uma das queixas mais comuns na população. Cerca de 1 em cada 3 pessoas apresenta rouquidão em algum momento da vida. Mas, o que é rouquidão? Na verdade, o nome mais adequado para rouquidão é disfonia. Disfonia é um transtorno de comunicação que ocorre por uma dificuldade na produção da voz.

Possíveis causas da Rouquidão

Pode ser ocasionada por uma doença, pelo uso excessivo da voz ou por seu uso incorreto. Ela tem uma consequência direta na comunicação, pois é a voz que dá suporte e intensidade à fala, que é um dos nossos principais meios de interação.

Alterações vocais podem prejudicar a comunicação desde as situações do dia a dia, como uma simples ligação telefônica, até a atuação profissional para aqueles que dependem da voz para executar seu trabalho. Os chamados “profissionais da voz”, como os cantores, locutores, atores, religiosos, políticos, operadores de telemarketing, vendedores, advogados, professores, entre outros, são os que mais sofrem com a disfonia. A disfonia é diagnosticada por fonoaudiólogos e otorrinolaringologistas, por meio de avaliação clínica e realização de exames específicos.

Algumas recomendações para manter sua saúde vocal:

  • Beba água regularmente em pequenos goles, principalmente quando estiver fazendo uso profissional da voz. A água hidrata o organismo e favorece uma emissão vocal sem tensão;
  • Mantenha uma alimentação saudável e regular. Isso ajuda a prevenir o refluxo, que é prejudicial à laringe e às pregas vocais;
  • Evite achocolatados e derivados do leite, principalmente antes da utilização profissional da voz, pois estes aumentam a produção da secreção no trato vocal e dificultam a emissão da voz;
  • Enquanto estiver falando, mantenha a postura do corpo sempre ereta, no eixo, porém relaxada e livre de tensões (principalmente a cabeça).

Avalie agora a Qualidade do seu Sono

Vivo Mais Saudável é informação que faz bem!

TAGS
rouquidão
disfonia
fonoaudiologa
saude da voz
voz rouca
como curar rouquidao

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ