Especialidades

08/04/2015 08:35 - Atualizado em 08/11/2016 02:35

Causas do câncer dependem do estilo de vida da pessoa

Manter hábitos saudáveis e diagnosticar o câncer precocemente ajuda a combater a doença.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O câncer é a segunda doença que mais mata no mundo, chegando a 13% dos casos de óbito. Por existirem diferentes tipos, que podem afetar as células de todo o organismo, a doença tem atingido cada vez mais pessoas. As causas do câncer são variadas, podendo ocorrer a partir de fatores externos ou internos.

Conhecer as causas do câncer e as formas de prevenção é a melhor maneira de combater a doença. Manter hábitos saudáveis, visitar um médico periodicamente e ter acesso ao tratamento adequado não só evita o problema, como também aumenta consideravelmente as chances de cura.

causas do cancer

Principais causas do câncer

O câncer é um composto de mais de 100 doenças, que são causadas pelo crescimento desordenado das células. Também chamado de neoplasia, o câncer faz com que as células se dividam rapidamente, invadindo tecidos e órgãos e formando tumores, que podem se espalhar para outras regiões do corpo.

As causas do câncer são variadas, podendo surgir de fatores externos - por meio de problemas como tabagismo, obesidade e sedentarismo - ou também por fatores internos, que na maioria das vezes estão geneticamente predeterminados pelo histórico familiar.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), cerca de 80% a 90% de todos os casos da doença estão associados a fatores externos, como o tabagismo e a exposição excessiva ao sol ou aos vírus que podem causar leucemia. Hábitos alimentares, alcoolismo, hábitos sexuais, medicamentos e fatores ocupacionais são outras causas.

Para especificar ainda mais, os maiores fatores de risco que são responsáveis pelo surgimento de alguns tipos de tumores malignos são o tabagismo, o consumo de bebidas alcoólicas e de gorduras de origem animal, a dieta pobre em fibras, a vida sedentária e a obesidade.

Como evitar as causas do câncer

Para evitar o câncer, são considerados dois tipos de prevenção: a primária e a secundária. A primeira consiste na mudança dos hábitos pessoais, com o objetivo de reduzir a influência dos fatores externos que causam determinadas doenças. Já a segunda se concentra no diagnóstico precoce, pois, quanto antes a doença for detectada, maiores são as chances de cura.

O cigarro é uma das principais causas da doença, então parar com o hábito é prioritário. O câncer pode ser prevenido em até 50% de chances, se a pessoa para de fumar.

Manter hábitos alimentares saudáveis, com o consumo de frutas, verduras, legumes e cereais, também é essencial. Deve-se diminuir, também, o consumo de alimentos gordurosos e a ingestão de bebidas alcoólicas.

Outra maneira de evitar as causas do câncer é praticar atividades físicas regularmente. Com isso, ainda é possível diminuir os índices de sedentarismo e de obesidade.

Fazer exames preventivos periodicamente ajuda no diagnóstico precoce da doença. Quando detectados em fase inicial, os casos de câncer podem chegar a até 70% de chances de cura.

Tem alguma sugestão de como adotar hábitos saudáveis na rotina? Deixe um comentário! E continue ligado no Vivo Mais Saudável para conferir mais dicas de saúde.

TAGS
câncer
hábitos saudáveis
estilo de vida
alimentação saudável

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ