Especialidades

29/11/2015 01:43 - Atualizado em 03/12/2016 02:24

Blefarite: Elimine a caspa nos olhos

Problema é causado pela produção excessiva de óleo nas pálpebras.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Vermelhidão, lacrimejamento, pálpebras inchadas e descamação da pele ao redor dos olhos podem ser sinal de blefarite. Essa é uma inflamação que acomete a região ocular, especialmente em torno dos cílios, causando muito desconforto ao paciente.

Dra. Alice Jaruche, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia de São Paulo e da equipe de Dermatologia do Hospital Sírio-Libanês, conversou com o Vivo Mais Saudável sobre a doença. Tire suas dúvidas e entenda como funciona o tratamento.

O que é a blefarite?

A blefarite é uma inflamação não contagiosa. Ou seja, ao contrário da conjuntivite, ela não passa de pessoa para pessoa. Ela acontece devido à produção excessiva de óleo por uma glândula das pálpebras, na camada lipídica.

olho com blefarite

Segundo Dra. Alice, a blefarite pode estar associada a doenças de pele como rosácea, alergias e dermatite seborreica. Pode, também, ser causada por irritantes como maquiagens e lentes de contato, acometendo "pessoas em qualquer idade", adiciona a dermatologista.

O problema não deve ser ignorado, pois pode evoluir para conjuntivite, hordéolo, calázio, crescimento anormal dos cílios e até úlcera de córnea.

A partir do diagnóstico, o tratamento é feito com a limpeza mecânica suave das pálpebras, usando-se shampoo neutro. Também se deve lubrificar os olhos com colírios que imitam a lágrima e evitar possíveis agentes irritantes.

"É essencial procurar um médico especialista para avaliar a necessidade de mais medidas e evitar complicações", completa a médica.

Saiba Mais
Pele oleosa e baixa imunidade podem causar terçol
Coceira e inchaço nos olhos podem ser tracoma
Cuide da saúde dos olhos e previna o glaucoma

Previna a blefarite em 3 passos

Os cílios agem como protetores dos olhos contra a sujeira à qual o corpo fica exposto durante o dia. Por isso, eles devem ser tratados com cuidado. Conheça alguns hábitos saudáveis que devem ser incluídos na sua rotina:

1. Lave sempre as mãos e evite coçar os olhos

Ao longo do dia, entramos em contato com diversas bactérias e, ao levarmos as mãos aos olhos, também levamos a possibilidade de infecções locais. Além disso, coçar a região com força pode causar feridas. Em caso de irritação, o ideal é lavar os olhos com água corrente.

2. Não durma de maquiagem

Essa dica vale especialmente para as mulheres que não abrem mão do rímel. A máscara de cílios deve ser retirada todos os dias, antes de dormir. Isso evita problemas como terçol e inflamações por causa de bactérias.

3. Siga uma dieta adequada

A vitamina C, presente em alimentos como laranja, acerola e kiwi, pode ser uma poderosa aliada na proteção dos olhos. Além disso, o ômega 3 também contribui no combate à oxidação do organismo e minimiza os riscos de degeneração macular, especialmente na terceira idade.

Você já teve blefarite? Como foi o tratamento? Conte sua história nos comentários e ajude outros leitores do Vivo Mais Saudável! Lembre-se, ainda, de continuar de olho nas nossas dicas de saúde para desfrutar de mais bem-estar e qualidade de vida.

TAGS
inflamação
cílios
saúde ocular
colírio

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ