Especialidades

16/03/2015 09:50 - Atualizado em 29/11/2016 08:27

Aprenda como evitar infecção urinária com dicas simples

A infecção urinária deve ser tratada com antibióticos receitados pelo seu médico.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A infecção urinária é identificada quando bactérias se proliferam no sistema urinário. Essa doença desconfortável causa ardência para urinar, vontade constante de ir ao banheiro e dor na bexiga. Para aprender como evitar infecção urinária, você deve ter cuidados como o consumo abundante de água e idas regulares ao banheiro. Saiba mais a seguir.

Como evitar infecção urinária?

A infecção urinária pode ser evitada com atitudes simples do dia a dia, como uma alimentação saudável e consumo regular de água. Confira como se prevenir do problema:

como evitar infeccao urinaria

Beba muita água

A água é importante para o corpo e garante a produção constante de xixi. O hábito de ir diversas vezes ao banheiro, por conta do grande consumo de água, é saudável e ajuda a retirar as bactérias que ficam depositadas na uretra.

Faça xixi sempre que tiver vontade

Essa é uma importante dica de como evitar infecção urinária. Ao acordar, faça logo xixi. Durante o dia, vá ao banheiro sempre que sentir vontade. O hábito de segurar a urina, além de desconfortável, ocasiona a maior proliferação de bactérias, podendo favorecer o aparecimento da infecção.

Faça xixi após o sexo

Depois das relações sexuais, vá rapidamente ao banheiro. Faça força e libere o xixi que estava depositado em sua bexiga. Essa atitude ajuda a afastar as bactérias acumuladas na uretra por conta da relação. Durante o ato sexual, o pênis pode levar bactérias do ânus para a uretra e a vagina.

Alimente-se bem

Ter uma alimentação balanceada e rica em nutrientes é a forma mais natural de evitar infecção urinária. Priorize proteínas magras, saladas e carboidratos ricos em fibras. Lembre-de se comer de três em três horas e, entre as refeições, beba quantidades regulares de água.

Limpe-se corretamente

Após evacuar, pegue o papel higiênico e limpe a região anal de frente para trás. Dessa forma, você evita que as bactérias alojadas nas fezes sejam depositadas na vagina e na uretra. Se possível, lave a região com água e sabonete glicerinado.

Use calcinhas de algodão

As calcinhas de algodão permitem que a transpiração da região seja absorvida, sem causar danos a sua saúde. Deixe as opções mais sensuais para datas especiais. Na hora de lavar, não aplique amaciante nas roupas de baixo.

Elimine todo o xixi

Todas as vezes que você fizer xixi, lembre-se de fazer força e esvaziar a sua bexiga. O xixi que não é eliminado pode causar a proliferação de micro-organismos na região.

Qual é o tratamento da infecção urinária?

O tratamento da infecção urinária envolve o uso de antibióticos receitados por clínico geral, urologista ou ginecologista. O diagnóstico da doença é feito por meio de exames de urina, que identificam o grau de de infecção e qual a bactéria que causou o problema. Remédios para dor também podem ser receitados.

Gostou das dicas de saúde? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
infecção urinária
dicas de saúde
água
xixi

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ