Especialidades

08/04/2015 07:21 - Atualizado em 31/10/2016 11:25

8 de abril é o Dia Mundial de Combate ao Câncer

A data busca conscientizar as pessoas sobre a importância de manter hábitos saudáveis.

POR

Redação

  • +A
  • -A

No dia 8 de abril se comemora o Dia Mundial de Combate ao Câncer. A data visa a conscientizar sobre os cuidados de prevenção e o combate à doença, a segunda que mais mata pessoas em todo o mundo.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), aproximadamente 576 mil novos casos foram registrados no Brasil em 2014. Para diminuir esse índice e aumentar as chances de cura, o Dia Mundial de Combate ao Câncer promove campanhas e ações para a população.

dia mundial de combate ao cancer

Importância do Dia Mundial de Combate ao Câncer

O Dia Mundial de Combate ao Câncer foi criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para conscientizar a população, os governos e as instituições sobre a importância de prevenir os diversos tipos de câncer e ainda ajudar os pacientes que lutam contra a doença.

Além de divulgar dados e informações importantes, a data também desenvolve campanhas com dicas que podem ajudar na prevenção. Essas ações evitam novos casos de câncer, aumentam as chances de cura e proporcionam uma vida mais saudável e com qualidade para toda a sociedade.

Os objetivos do Dia Mundial de Combate ao Câncer são abordar a doença abertamente, divulgar informações que ajudem na detecção, informar os benefícios de um diagnóstico precoce e garantir que todos tenham direito a tratamentos efetivos em igualdade de condições. Com os métodos corretos, um terço dos cânceres mais comuns pode ser prevenido.

As causas do câncer são variadas, podendo surgir a partir de fatores externos, como tabagismo, sedentarismo e obesidade, ou fatores internos, que são geneticamente predeterminados. De acordo com o Inca, os tipos da doença que mais atacam os brasileiros são os cânceres de pele, próstata, mama, cólon e reto, pulmão e estômago.

O tratamento pode ser feito com quimioterapia, utilizando vários medicamentos para combater o tumor; radioterapia, por meio de radiações para destruir o tumor ou impedir que suas células continuem se dividindo; ou transplante de medula óssea, indicado para algumas doenças malignas que afetam as células do sangue.

Dicas do Dia Mundial de Combate ao Câncer

Um dos objetivos do Dia Mundial de Combate ao Câncer é divulgar para as pessoas algumas maneiras de prevenir as doenças. Manter hábitos saudáveis, diagnosticar precocemente e buscar o tratamento adequado são as principais dicas para ter mais qualidade de vida.

- Como o tabagismo é uma das principais causas de desenvolvimento do câncer, parar de fumar é fundamental para prevenir vários tipos da doença.

- Ter uma alimentação saudável, com um cardápio rico em frutas, verduras, legumes e cereais, também é recomendado. Além disso, deve-se diminuir o consumo de alimentos gordurosos e evitar bebidas alcoólicas.

- Praticar atividades físicas regularmente evita não só o câncer, mas também outros problemas que contribuem para o aparecimento das doenças, como sedentarismo e obesidade.

- Fazer exames preventivos periodicamente também é importante, pois isso ajuda no diagnóstico precoce de um eventual tumor.

Gostou das dicas de saúde? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar por dentro de todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
prevenção
câncer
causas do câncer
quimioterapia

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ