Criança

31/10/2014 01:18 - Atualizado em 06/11/2016 09:48

Veja quais são os principais sintomas da meningite

Sinais pouco específicos aparecem entre os sintomas da meningite e podem confundir os pais.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A meningite é uma doença ocasionada por um processo inflamatório que afeta a membrana em torno do cérebro e da medula espinhal, atingindo o sistema nervoso. Normalmente, a inflamação é causada pela presença de vírus ou bactérias no organismo. Conhecer os sintomas da meningite é importante para identificar o problema de forma precoce e aumentar as chances de cura, evitando possíveis complicações.

sintomas-da-meningite

Meningites dividem-se basicamente em dois tipos

De acordo com o agente causador da inflamação, elas são:

Meningite viral

Em geral, é uma variação relativamente branda da doença. A inflamação tem sintomas semelhantes aos da gripe e pode acometer adultos e crianças. Ocasionada pela infecção de um víus, a meningite viral dificilmente o apresenta riscos ao organismo, sendo eliminada de forma natural após alguns dias. A exemplo da gripe, antitérmicos e analgésicos podem ser utilizados para combater o prolema com um pouco mais de agilidade.

Meningite bacteriana

O quadro pode ser crítico e, em alguns casos, causar a morte ou danos graves ao cerébro, deixando sequelas. É importante conhecer o tipo de bactéria envolvida por meio de exames, para que o tratamento adequado seja ministrado. O risco se deve à proximidade da inflamação a órgãos nobres do sistema nervoso central, o que leva a doença a ser classificada como emergência médica.

Em crianças

Principalmente quando afetam as crianças, os sintomas da meningite podem ser pouco específicos, como simples dor de cabeça e febre. Essa condição acaba confundindo os pais, que geralmente atribuem os sintomas à gripe, por exemplo. Manter a atenção aos sinais e encaminhar a criança imediatamente ao médico se o quadro piorar é fundamental para evitar complicações futuras.

Atenção aos sintomas da meningite aumenta chances de cura

Se a pessoa for encaminhada ao médico assim que os primeiros sintomas começarem a aparecer, as chances de que não haja sequelas posteriores aumentam de forma considerável, pois a doença é combatida no seu estágio inicial. Os principais sintomas da meningite incluem:

- Febre alta repentina

- Forte dor de cabeça

- Pescoço rígido

- Vômitos

- Náusea

- Confusão mental e dificuldade de concentração

- Convulsões

- Sonolência

- Fotossensibilidade

- Falta de apetite

- Rachaduras e presença de manchas vermelhas na pele.

Cuidados com a higiene ajudam a prevenir infecções

Entre as medidas simples para evitar o problema e não sofrer com os sintomas da meningite, estão hábitos de higiene. Entre eles, é possível citar:

- Lavar as mãos de forma frequente (ao chegar ao trabalho, antes das refeições e depois de usar o banheiro, por exemplo)

- Não secar as mãos em toalhas úmidas. Em ambientes coletivos, utilizar de preferência toalhas de papel que possam ser descartadas

- Manter a casa limpa e arejada

- Lavar e desinfetar as frutas e as verduras antes de consumi-las

- Limpar os reservatórios de água com solução clorada de forma periódica

- Utilizar filtro ou bebedouro para a água potável

- Separar os utensílios de uso individual, como talheres e escovas de dentes, em especial no que diz respeito às crianças.

E aí, gostou das dicas? Então deixe um comentário! E não esqueça de acompanhar nossa página no Facebook para receber todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
doença
criança
saúde infantil
meningite

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ