Criança

30/10/2014 11:06 - Atualizado em 07/12/2016 04:23

Veja quais as doenças mais comuns no verão em crianças

Cuidados com seu filho ao sol são importantes para prevenir as doenças mais comuns no verão.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Você sabe quais são as doenças mais comuns no verão? Vamos descobrir agora quais são e como manter seu filho saudável prevenindo cada uma delas.

Conheça as doenças mais comuns no verão

Insolação

Com belos dias ensolarados, entre as doenças mais comuns no verão, a insolação tem o seu destaque. Se o seu filho é daquelas crianças que adora brincar durante a tarde ou manhã no sol, ele já deve ter passado por isso. A insolação causa o aumento da temperatura do corpo. Para tratar, são indicados banhos com água gelada e a hidratação constante com líquidos.

doencas-mais-comuns-no-verao

Desidratação

Por ser um período quente, no qual as crianças se sentem mais dispostas para fazer brincadeiras na rua, correndo e pulando, a desidratação se encaixa entre os transtornos, problemas e doenças mais comuns no verão. A dica para evitar é sempre dar líquidos para a criança, de preferência água ou suco de frutas. Se o seu filho começar a sentir enjoos e diarreia, leve-o para uma consulta ao médico. Ampliando o tratamento da desidratação, o consumo do soro caseiro é indicado. 

Conjuntivite

Doença onde a conjuntiva dos olhos infecciona. As crianças podem pegar a doença por meio de contato direto com infectado. A bactéria pode ser encontrada nas mãos, toalhas, lenços e até mesma na piscina. Os sintomas envolvem coceira, sensação de desconforto, inchaço e pus. Caso o seu filho tenha a doença, use toalhas separadas e lave as mãos após ter o contato com os olhos.

Diarreia

Neste caso, as idas ao banheiro se multiplicam, e as fezes ficam menos consistentes. Para evitar a enfermidade é indicado a lavagem das mãos constante, o uso de álcool gel, a lavagem de todas as frutas e verduras que forem consumidas e o cuidado com os alimentos consumidos fora de casa.

Micoses

Um clássico das doenças mais comuns no verão. A pele úmida é um prato cheio para os fungos que causam a micose. Os casos, vistos normalmente em praias ou piscinas causam desconforto, já que lesões vermelhas que escamam aparecem em áreas como virilhas, pés e unhas. Assim que você notar a doença em seu corpo, marque um horário com um médico dermatologista para que pomadas antifúngicas sejam indicadas.

Bicho geográfico

Evitar que a criança caminhe de pés descalços é uma das formas de evitar que o bicho geográfico cause problemas. Esse bichinho é um parasita e fica embaixo da sua pele. O tratamento do bicho geográfico, uma das doenças mais comuns no verão, pode ser feito através de remédios ou de pomadas.

É melhor prevenir do que remediar, mas quando falamos de crianças, o bom mesmo é sabermos fazer as duas coisas! Por isso, dê uma olhada também nestas duas matérias que podem vir a calhar, principalmente durante as férias: Como ajudar alguém com espinha de peixe presa na gargantaComo socorrer vítimas de afogamento.

E aí, gostou das dicas? Então deixe um comentário! E não esqueça de acompanhar nossa página no Facebook para receber todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
doenças
verão
saúde infantil
prevenção de doenças

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ