Criança

06/01/2015 11:20 - Atualizado em 23/11/2016 05:59

Veja dicas para proteger seu filho de 5 doenças bacterianas

Doenças bacterianas podem ser prevenidas com hábitos simples de higiene pessoal.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Quando o assunto é saúde infantil, há bactérias do bem e outras das quais temos que manter nossos filhos distantes. Há aquelas que vivem em harmonia com o organismo e auxiliam o funcionamento do intestino, por exemplo. Mas outras podem ser perigosas para a saúde, principalmente das crianças. Conheça as doenças bacterianas mais comuns e saiba como proteger seu pequeno delas.

doencas bacterianas

5 doenças bacterianas comuns em crianças

Impetigo

Essa doença é caracterizada pelo aparecimento de feridas na pele que formam uma casca depois de se romperem. O impetigo é contagioso e pode ser transmitido a partir do contato com pertences de uma pessoa infectada, como lençóis, toalhas e até mesmo brinquedos

Meningite meningocócica

Ocorre uma infecção nas membranas que envolvem o cérebro e causa febre alta, náuseas, vômitos e rigidez dos músculos da nuca. A meningite surge principalmente na primavera e no inverno, mas dispõe de vacina para sua prevenção. É importante começar o tratamento assim que receber o diagnóstico para que não hajam sequelas.

Coqueluche

É uma doença respiratória altamente contagiosa, mas existe vacina para sua prevenção. Como em outras doenças bacterianas, seus principais sintomas se parecem com os de um resfriado, seguidos de muita tosse. Os sinais costumam aparecer de sete a 14 dias após o contagio.

Pneumonia bacteriana

É uma infecção grave nos pulmões, que gera febre, dificuldade para respirar, catarro e dor no peito. Ocorre após uma gripe que não passa e piora com o tempo. Possui vacina para sua prevenção.

Febre amarela

A febre amarela é uma doença infecciosa aguda, transmitida por mosquitos. Entre os principais sintomas da doença estão febre, dor de cabeça e no corpo, náusea, pele e olhos amarelados e hemorragias.

Como prevenir as doenças bacterianas

A prevenção das doenças bacterianas pode ser simples, desde que tomados os devidos cuidados com a higiene. Veja algumas dicas e ajude seu filho a se manter saudável:

- Lave as mãos sempre que necessário, pois essa é a parte do corpo que tem mais contato com bactérias nocivas. Para evitar doenças bacterianas, use sabão entre os dedos e unhas, até os punhos, e esfregue bem.

- Corrimão, botão de elevador, transportes públicos, teclados e maçanetas são locais que contribuem para o contato com bactérias e devem ser higienizados com frequência.

- Alimentos devem ser muito bem limpos antes de consumidos. Quando mal lavados, podem causar diarreia, vomito e evoluir para uma infecção mais grave. Verduras devem ser lavadas com água e deixadas de molho em uma mistura de água e vinagre por pelo menos 15 minutos. Carnes e ovos devem ser sempre bem cozidos, fritos ou assados.

- Cubra a boca ao espirrar ou tossir. Caso use papéis ou tecidos para limpar o nariz, elimine-os imediatamente.

- Carregue álcool gel na bolsa ou mochila para passar entre as mãos quando não puder lavá-las. Se esquecer em casa, evite tocar na boca, no nariz e nos olhos ao longo do dia. Essas partes do corpo são consideradas como portas de entrada para as doenças bacterianas.

Gostou das dicas de saúde? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
crianças
saíde infantil
prevenção de doenças
bactérias

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ